As escolas públicas do Amazonas abriram, nesta terça-feira (24), um novo prazo para matrícula e transferência. O processo pode ser feito pela internet ou presencialmente, nas escolas.


O atendimento aos estudantes retardatários será contínuo para todas as modalidades de ensino, de acordo com a disponibilidade de vagas nas unidades escolares.
Até o momento, 360.398 alunos já estão matriculados, em todas as modalidades de ensino.
Reserva de vagas online
O processo de matrícula dos novos alunos começa com a reserva de vagas. No formato online, as reservas de vagas devem ser feitas pelo portal https://matriculas.am.gov.br.
Após o procedimento, os alunos, pais ou responsáveis precisam comparecer, obrigatoriamente, na escola no prazo de três dias.
A Secretaria de Estado da Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM) alertou que 27.709 pessoas fizeram a reserva de vagas, mas ainda não concluíram o processo de matrícula com a entrega dos documentos na unidade de ensino escolhida.
“Lembramos que todas as vagas que não foram preenchidas estarão disponíveis no sistema para que os alunos possam, no primeiro momento, fazer a reserva de vaga. Após isso, eles têm até três dias úteis para comparecer à escola onde reservou a vaga e confirmar, de forma presencial, mediante a apresentação de todos os documentos”, explicou a gerente de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo.
Matrículas não validadas
Quando expirado o prazo de três dias úteis para confirmação de reserva da vaga com a apresentação dos documentos na unidade de ensino escolhida, a vaga é cancelada automaticamente via Sistema Integrado de Gestão Escolar do Amazonas (Sigeam).
fonte https://g1.globo.com/am/amazonas[
foto Semcom