Este é o 5º ano em que a Manaus Previdência e a Prefeitura de Manaus passam por auditoria para verificar o cumprimento dos requisitos do Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social de Servidor Público). Durante três dias, de 25 a 27/9, todos os setores da autarquia e áreas específicas do município de Manaus foram auditados pela empresa certificadora Totum.
Desde 2020, a Manaus Previdência se mantém no nível 4, o mais alto padrão de certificação de gestão de Regime Próprio de Previdência Social de Servidor Público.
O Pró-Gestão RPPS é um programa de certificação que visa o reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas. Trata-se de uma avaliação por entidade certificadora externa, credenciada pelo Ministério da Previdência, do sistema de gestão existente, com a finalidade de identificar sua conformidade às exigências contidas nas diretrizes de cada uma das ações, nos respectivos níveis de aderência.
A implantação das boas práticas de gestão compõe os três pilares do programa, que são: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
Em 2019, a Manaus Previdência foi certificada no nível 3, e em 2020, pela primeira vez, conquistou o nível 4, permanecendo nesse patamar máximo de excelência em gestão previdenciária nos anos de 2021 e 2022. Agora, em 2023, a empresa certificadora recomendou a recertificação da Autarquia para um novo ciclo no nível 4, de acordo com o Manual do Pró-Gestão, versão 3.4, o que consolida mais uma vez o compromisso com a excelência e boas práticas de gestão.
De acordo com a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, a recertificação é uma conquista imensurável para o município de Manaus e para a Manaus Previdência.
“Mais uma vez alcançamos o mais alto nível de aprovação, e com isso, mais rígidos são os controles, o que representa segurança aos servidores municipais”, explica.
Ela analisa que o processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. “Externamente, obtém maior credibilidade perante outras organizações. E internamente, obter um certificado de conformidade auxilia no conhecimento, organização e melhoria dos processos da instituição, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização”, esclarece.
A assessora técnica da Manaus Previdência, Sarah Godinho, reforça que a importância da obtenção da certificação Pró-Gestão RPPS proporciona inúmeras vantagens para a organização, tais como: maior transparência e facilidade no acesso à informação aos segurados e à sociedade, o que contribui para a sustentabilidade financeira e atuarial do RPPS.
Os setores e áreas auditadas no primeiro dia foram: Auditoria Interna (Audin); Secretaria Municipal de Administração (Semad) – área de Controle de base de dados; Gerência de Previdência (Geprev); Setor de Gestão de Pessoas (Sgep); Setor de Planejamento e Orçamento (Splan); Setor de Tecnologia da Informação (Stin); Setor de Arquivo (Sarq); Procuradoria Jurídica (Projur) e Atuário.
No segundo dia foram auditados: a Comissão de Ética; Junta Médico-Pericial do Município de Manaus (JMPM); Superintendência de Investimentos (Supinv); Comitê de Investimentos (Cominv); Ouvidoria; Conselho Fiscal (Cofis); Diretoria de Previdência (Diprev) e Assessoria Técnica (Astec).
E no terceiro e último dia, o Conselho Municipal de Previdência (CMP), o Conselho Diretor (Codir), o Setor de Gestão de Pessoas (Sgep) e o Setor Psicossocial (Psico).
No fim da tarde desta quarta-feira, 27, foi divulgado o relatório de auditoria com o resultado positivo, no sentido de recomendar a recertificação da Manaus Previdência no Nível 4 do Pró-Gestão.
*Texto e foto* – Divulgação / Manaus Previdência