O prêmio tem por objetivo premiar projetos acadêmicos, concluídos ou em andamento, desenvolvidos na área do turismo no Amazonas
As inscrições para os editais do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonseca, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), seguem até o dia 8 de maio. Com foco na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o prêmio objetiva identificar e premiar projetos acadêmicos, concluídos ou em andamento, desenvolvidos na área do turismo no Amazonas, relacionados aos setores público e/ou privado que atendam, no mínimo, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O primeiro edital destina-se a estudantes e egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no Estado do Amazonas, com cursos de bacharelado ou tecnológico em Turismo ou áreas correlatas. Os participantes devem apresentar propostas de “Ideias e Soluções” para o setor do turismo, com base em pesquisas realizadas entre 2019 e 2023, ou em fase de finalização no ano de 2024. O segundo edital é voltado para profissionais ativos ou aposentados da área do turismo, incluindo professores, gestores públicos e empreendedores privados.
Os profissionais interessados podem se inscrever em três categorias distintas: Profissionais da Academia, Profissionais da Gestão Pública e Profissionais da Iniciativa Privada.
Para o reitor da UEA, André Zogahib, os editais representam um compromisso da instituição com o desenvolvimento responsável do turismo regional. “Estamos comprometidos em apoiar e incentivar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento responsável do turismo na região”, afirmou.
A análise das propostas e a divulgação dos resultados ocorrerão conforme o cronograma estabelecido, culminando com a cerimônia de premiação prevista para o dia 18 de junho de 2024, no auditório da Escola de Direito da UEA.
Sobre o Prêmio
O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AM) e Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR-AM).
O evento teve a primeira Edição realizada no ano de 2016 e segue, de acordo com o disposto nos tópicos deste edital, com o propósito de unir ciência, inovação e turismo, como possibilidade e oportunidade de identificar, reconhecer e premiar iniciativas inovadoras que contribuam para proteger, recuperar, promover e impactar, positivamente, os ecossistemas e a biodiversidade do estado do Amazonas, por meio da economia gerada pela atividade do turismo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UEA
Foto: Daniel Brito