InícioBIZARROBebê morre após cirurgia para remover feto de irmão gêmeo do crânio

Bebê morre após cirurgia para remover feto de irmão gêmeo do crânio

Uma menina chinesa de um ano faleceu após uma cirurgia para remover o feto de seu irmão gêmeo do crânio. O caso, relatado no American Journal of Case Reports em 21 de junho, é extremamente raro e conhecido como “fetus in fetu” (FIF), ou gêmeo parasita.

O feto, que media cerca de 18 centímetros e possuía braços, cabelos e olhos, estava alojado no crânio da menina desde o seu desenvolvimento no útero. A anomalia, que ocorre quando um embrião se desenvolve dentro do corpo de seu irmão gêmeo, é mais comum no abdômen, com apenas 200 casos documentados no mundo, sendo apenas 18 dentro do crânio.

Apesar de suspeitarem de algo anormal devido ao tamanho da cabeça da bebê durante a gestação, os médicos só descobriram a condição após a menina apresentar atraso no desenvolvimento motor e da fala, além de um aumento significativo na circunferência da cabeça (57 cm, maior que a de um bebê com o dobro de sua idade).

Após exames detalhados que revelaram a presença de ossos na região, os médicos optaram pela cirurgia, o único tratamento possível para casos de FIF. Durante o procedimento, além do feto, foram encontrados diversos tumores ao redor do local onde ele estava alojado.

Infelizmente, a menina não resistiu às complicações da cirurgia e faleceu menos de duas semanas após o procedimento. O prognóstico para este tipo de operação já era considerado ruim, devido à alta taxa de mortalidade.

O caso, embora trágico, serve para alertar a comunidade médica sobre a possibilidade dessa rara condição, possibilitando um diagnóstico e tratamento mais precoces em casos futuros.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS