O dólar encerrou esta quinta-feira (7) com leve alta de 0,03%, cotado a R$ 5,6759, em um dia marcado por ajustes técnicos e incertezas em relação ao pacote fiscal do governo Lula. A moeda norte-americana, no entanto, acumula alta de 16,99% no ano.
O principal índice da B3, o Ibovespa, fechou em baixa de 0,51%, aos 129.681,70 pontos. O volume financeiro totalizou R$ 22,9 bilhões.
Cenário internacional e decisão do Fed
No exterior, o dólar operou em baixa generalizada após a eleição presidencial nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, anunciou nesta tarde um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, como esperado pelo mercado.
A decisão do Fed reflete um cenário de desaceleração da inflação nos Estados Unidos, que se aproxima da meta de 2%. No entanto, os formuladores de política monetária destacaram que o mercado de trabalho ainda mostra sinais de rigidez.
O que influenciou o mercado brasileiro?
No Brasil, além dos ajustes técnicos e da decisão do Fed, as incertezas em relação ao pacote fiscal do governo Lula também influenciaram o desempenho do dólar e da bolsa. Investidores aguardam mais detalhes sobre as medidas que serão adotadas pelo governo para controlar as contas públicas.