InícioBRASILAteliê 23 apresenta ‘Sebastião’ no Festival Internacional de Teatro de Brasília

Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ no Festival Internacional de Teatro de Brasília

Companhia amazonense tem três apresentações do espetáculo no Cena Contemporânea 2024

O Ateliê 23 está em Brasília para três apresentações do espetáculo “Sebastião” no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que chega à 25ª edição em 2024. A primeira apresentação aconteceu na terça-feira (12/11), no palco do Teatro dos Bancários, que recebe a segunda sessão na noite de hoje (13/11).

No sábado (16/11), a história do primeiro bar gay de Manaus vai ser contada no Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia, com entrada gratuita.

Único grupo da região norte no Cena Contemporânea, o Ateliê 23 foi convidado para participar do evento antes da estreia de “Sebastião”. Conhecido pelo sucesso de público e crítica com “Cabaré Chinelo” – peça que tem ingressos esgotados em todas as apresentações desde novembro de 2022 – o grupo amazonense está no foco das curadorias de grandes festivais e ampliou sua importância para o Brasil.

“Eu sempre tive muita curiosidade sobre o teatro feito em Manaus e me encantou a qualidade do trabalho do Ateliê 23, a criação moderna, contemporânea, com temas que são de toda a sociedade”, afirma Guilherme Reis, diretor geral do Cena Contemporânea que também assina a curadoria, com a colaboração de Daniele Sampaio. “Estamos num momento de afinação de direitos e valores, é muito importante que isso esteja presente em nosso festival e ‘Sebastião’ é uma grande contribuição”.

Reconhecimento

Com direção de Taciano Soares e Eric Lima, a produção traz para cena as personagens Sebastiane, Lady Sinty, Little Drag, Vênus, Angel, Carmencita e Chica, que, em 90 minutos, performam, cantam e compartilham experiências como homens gays. Tudo acontece dentro do Bar da Patrícia, no período da ditadura militar, e as memórias da década de 70, inspiradas no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, se misturam a histórias reais.

“O Cena Contemporânea de Brasília é um festival importante do circuito de festivais nacionais no Brasil. Portanto, participar desse festival conecta o espetáculo ‘Sebastião’ e o Ateliê 23 ao circuito de artes cênicas brasileiras, conectando ainda os interesses do grupo e das curadorias no intuito de tornar uma programação mais plural”, destaca o ator Francis Madson, que interpreta Chica, a dona do bar.

Além de Francis Madson, o elenco de “Sebastião” tem Andiy, Elias Difreitas, Eric Lima, Jorge Sabóia, José Holanda, Taciano Soares e a banda formada por Bruno Rodriguez, Guilherme Bonates, Luana Aranha e Mady.

Espetáculos internacionais inéditos no País, estreias nacionais e encenações premiadas compõem a programação de 13 dias no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília. O teatro, a dança e a música ocupam palcos e ruas do Distrito Federal em um dos cinco maiores festivais de artes cênicas do Brasil.

Para os artistas, as atividades formativas incluem oficinas, residência e os Encontros do Cena, em um grande painel da produção artística contemporânea, acompanhado de momentos de aprofundamento e reflexão.

Temporada em casa

De volta a Manaus, o espetáculo fica em cartaz no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 938, Centro), nos dias 19, 21, 26 e 28 de novembro, às 20h. Os bilhetes para as sessões estão disponíveis a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br. A classificação é de 18 anos.

“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ficha técnica

Direção: Eric Lima e Taciano Soares
Dramaturgia: Daphne Pompeu, Eric Lima, Taciano Soares
Elenco: Andiy, Elias Difreitas, Eric Lima, Francis Madson, Jorge Sabóia, José Holanda e Taciano Soares
Assistência de direção: Andira Angeli e Emily Danali
Direção musical: Eric Lima, Guilherme Bonates e Taciano Soares
Composições: Eric Lima
Produção musical: Guilherme Bonates
Banda e Arranjos: Bruno Rodriguez, Guilherme Bonates, Luana Aranha e Mady
Figurino: Andiy, Eric Lima e Francis Madson
Iluminação: Lore Cavalcanti e Paulo Martins
Coordenação de produção: Taciano Soares
Assessoria de comunicação: Manuella Barros
Apoio: Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Produção e Realização: Ateliê 23

Artigos Relacionados

LEIA MAIS