Atividades internas são realizadas com foco na eficiência dos trabalhos legislativos
A menos de uma semana para o início da 19ª legislatura (2025-2028), que terá início no dia 10 de fevereiro, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) foca na qualificação e integração de seus servidores para o biênio (2025-2026). Desde o início de janeiro deste ano, diversas atividades internas foram realizadas com foco na modernização administrativa e na eficiência dos trabalhos legislativos.
“Nosso compromisso é garantir que os servidores da Casa estejam preparados para oferecer um serviço público de qualidade, com mais organização e transparência. Por isso, focamos em treinamentos e capacitações constantes”, afirma o presidente da CMM, vereador David Reis.
Para o diretor da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, Edilson Rhasiley, a série de capacitações e iniciativas reforça o compromisso da CMM com a valorização dos servidores e a eficiência dos trabalhos.
“O conhecimento é uma ferramenta importante para que os servidores possam cumprir bem suas funções. E é para isto que a Escola do Legislativo foi criada. Portanto, estaremos sempre atentos às necessidades dos servidores no que se refere à formação e desenvolvimento profissional dos mesmos, tendo em vista que a população será beneficiada por meio de bons serviços prestados pela CMM através dos servidores bem qualificados”, enfatiza o diretor.
Entre as atividades promovidas, destacam-se os treinamentos sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e a Câmara Digital Legislativa, que serão realizados na terça (4/2) e quarta-feira (5/2).
Capacitações realizadas
Com o objetivo de recepcionar e capacitar os parlamentares e servidores da 19ª Legislatura, a CMM realizou entre os dias 28 de janeiro, até esta segunda-feira (3/2), a Semana de Integração Institucional. A iniciativa ocorreu com o intuito de fortalecer a capacidade técnica, jurídica e administrativa dos vereadores e suas equipes, garantindo que a atuação legislativa ocorra de forma eficiente, ética e transparente. Além disso, a programação buscou alinhar as diretrizes institucionais da Casa e preparar os parlamentares para os desafios do novo mandato, sempre com foco na responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável de Manaus.
No dia 22 de janeiro, novos assessores e servidores participaram de um treinamento sobre o Sistema de Gestão para o Avanço Contínuo da Educação (Sigae), promovido pela Escola do Legislativo. Ministrado pela analista de sistemas Alcilene Rezende, o curso abordou o funcionamento e a movimentação de documentação administrativa na CMM.
No dia 17 de janeiro, parlamentares e servidores passaram por um treinamento voltado à modernização administrativa e digitalização dos processos legislativos, com foco no uso de sistemas internos de gestão legislativa, comunicação institucional e plataformas digitais.
O uso de ferramentas tecnológicas já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. Portanto, tê-las como aliadas otimiza e muito o dia a dia. A ideia é que o contato com essas tecnologias auxilie os servidores na tramitação de processos, documentações, nas demandas da Casa e que agilize o fluxo dentro da Câmara.
“Esse tipo de treinamento é essencial para que possamos desempenhar nossas funções de forma mais eficiente, contribuindo para a modernização e a transparência dos processos internos”, destacou Marcilene Nunes, servidora da CMM.
Em continuidade às ações, a CMM também realizou, no dia 15 de janeiro, a primeira reunião de alinhamento com chefes de gabinete e diretores da Casa Legislativa, com o objetivo de integrar os servidores e apresentar a programação para a nova legislatura.
Para fortalecer ainda mais a qualificação dos servidores, representantes da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP TCE-AM) visitaram a CMM no dia 29 de janeiro, em uma reunião estratégica voltada à capacitação dos profissionais que atuam na gestão pública. O encontro teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos servidores sobre controle social, transparência e administração dos recursos públicos.
Fonte: CMM
Foto: Cleuton Santos