A transformação urbana no Amazonas tem sido um dos pilares da gestão do governador Wilson Lima, presidente do União Brasil no Amazonas, nos projetos conduzidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Sob a liderança do secretário Marcellus Campêlo, 2º vice-presidente do União Brasil no estado, os órgãos têm implementado projetos estruturantes, que não apenas melhoram a qualidade de vida da população, mas também impulsionam o turismo sustentável na região.




Esses pilares foram apresentados por Marcellus Campêlo, durante o workshop “Estratégias, Projetos e Recursos para o Turismo Sustentável”, evento que reuniu entre os dias 20 e 21 de fevereiro, autoridades, especialistas e lideranças políticas locais e nacionais da legenda em Novo Airão, a 115 km de Manaus, para debater o futuro do turismo na Amazônia.
Em sua apresentação, o secretário afirmou que o turismo sustentável nasce da qualidade de vida da população local. “Cidade boa para o turismo é a cidade que é boa para quem mora nela. Por isso, os investimentos do governo estadual têm sido direcionados à infraestrutura, garantindo condições adequadas para moradores e visitantes”, disse.
Entre as principais iniciativas, destaca-se a revitalização de praças, parques e espaços urbanos, além de melhorias significativas na malha viária. A inauguração da rodovia AM-070, que liga Manaus a Manacapuru e Iranduba, é um exemplo claro desse compromisso, facilitando o deslocamento e o escoamento da produção local. “O governador pegou essa estrada, em 2019, com menos de 30% de execução e, mesmo com a pandemia, conseguimos inaugurá-la, beneficiando milhares de pessoas”, ressaltou o secretário.
Outro grande destaque é o “Ilumina Mais Amazonas”, programa que visa modernizar a iluminação pública dos municípios do interior. Com mais de 87 mil pontos de LED já instalados em 49 dos 61 municípios, o programa tem trazido mais segurança para a população e fortalecido o comércio noturno, além de ser uma tecnologia sustentável e que possibilita a redução de gás carbônico na atmosfera.
“Os comerciantes agora podem vender seus produtos até mais tarde, porque a iluminação de LED transforma a noite em dia. Além disso, a redução do consumo de energia contribui para a diminuição da emissão de CO2, reforçando a responsabilidade ambiental do governo”, afirmou Marcellus Campêlo
» REQUALIFICAÇÃO URBANA E SANEAMENTO – Ainda durante apresentação, o secretário da Sedurb e UGPE declarou que a habitação também tem recebido atenção especial. O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), por exemplo, tem reassentado famílias de áreas de risco na capital, garantindo moradias dignas e acesso ao saneamento. “Nós estamos retirando 2.580 famílias de palafitas e garantindo um futuro melhor para elas”, observou.
Além disso, em Parintins, o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) busca universalizar a água potável e expandir a cobertura de esgoto com investimentos de 87,5 milhões de dólares.
No total, mais de 6.500 famílias já foram beneficiadas com soluções habitacionais e 18.505 famílias tiveram suas propriedades regularizadas, dentro do maior programa habitacional da história do Amazonas, com investimentos de R$ 4,7 bilhões. “O Amazonas Meu Lar é o maior programa habitacional da história do estado. Está garantindo moradia digna para milhares de amazonenses”, frisou o secretário.
» COP-30 – Os avanços apontados por Marcellus Campêlo, desenvolvidos por meio da gestão estadual, serão apresentados como case de sucesso do Amazonas, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém-PA. O foco na sustentabilidade e na melhoria da infraestrutura urbana reforça o compromisso do estado com um futuro mais equilibrado entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Com esses retrospectos, o União Brasil mostra que políticas públicas bem planejadas podem transformar a realidade das cidades e criar condições ideais para que moradores e turistas possam desfrutar de um Amazonas mais estruturado, seguro e sustentável. “O melhor cartão-postal de uma cidade é a felicidade de quem mora nela”, concluiu Marcellus Campêlo.