InícioAMAZONAS‘Enfermeira Navegadora’ humaniza e agiliza tratamento de câncer de mama na FCecon

‘Enfermeira Navegadora’ humaniza e agiliza tratamento de câncer de mama na FCecon

 Oferecer
atendimento humanizado e agilizar o tratamento dos cânceres de mama, indicando
os casos que necessitam de prioridade em consultas, exames e cirurgias. Este é
o objetivo do projeto ‘Enfermeira Navegadora’, que já beneficiou 2.158
pacientes na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas
(FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), desde
2019.
 O sistema
de Navegação foi implantado, no Brasil, primeiramente no Hospital da Mulher
Heloneida Studart, no Rio de Janeiro, para dar suporte às pacientes em um
processo coordenado de assistência individualizada, onde a mulher em tratamento
é acompanhada de perto por uma profissional da saúde, a ‘enfermeira
navegadora’.
 O
projeto-piloto chegou ao Amazonas, em maio de 2019, com o objetivo de facilitar
o percurso da paciente dentro da Fundação Cecon. “O papel da Enfermagem de
Navegação é estar mais perto desse paciente, facilitando não só a entrada dele
na instituição, mas o caminho que ele tem que percorrer para fazer cirurgia,
exames pré-operatórios, para fazer tudo que é necessário para dar seguimento ao
tratamento dele”, explica a gerente da Mastologia/FCecon, mastologista Hilka
Espírito Santo.
 Além da
aproximação e acompanhamento ao paciente, a enfermeira navegadora identifica
problemas sociais, verifica a validade dos exames, tendo agilidade para
solicitar novos, facilita a marcação das consultas e verifica quais pacientes
têm prioridade em cirurgias, com base na gravidade dos tumores ou tipo de
procedimento.
 Exemplos
são as mulheres que passam pelo tratamento neoadjuvante, onde primeiro se
realiza a quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor, para num segundo
momento, ser realizada a cirurgia nas mamas. Nesses casos, as pacientes passam
pelo procedimento cirúrgico entre 3 a 6 semanas, após completado o tratamento
quimioterápico, para não se perder a redução do tumor.
 Antes da
implantação do projeto, o tempo estimado para uma paciente dar entrada na
FCecon e passar pela cirurgia nas mamas era em torno de 100 dias. Com o
projeto, este tempo foi reduzido para 30 a 60 dias.
Humanização
e orientação –
A humanização do atendimento é um dos ganhos para
a paciente e foco da atual gestão da Fundação. “Nossa gestão foca bastante na
humanização do atendimento, para que o nosso paciente seja bem acolhido e
orientado dentro da instituição sobre como será o seu tratamento, que, por ser
câncer, causa muito temor no paciente e em seus familiares. As enfermeiras
navegadoras são fundamentais para tranquilizar este paciente e, não só isso,
mas para que ele tenha um profissional que vai acompanhá-lo até o fim do
tratamento”, destaca o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson
Mourão.
 Um dos
papeis fundamentais da enfermeira navegadora é orientar as pacientes, especialmente
as que acabam de chegar à Fundação Cecon. “Essa paciente passa, na primeira
vez, com o mastologista e este encaminha para o Serviço de Navegação, para
orientação. São orientações de exames, marcação de consultas e o encaminhamento
também para a Oncologia Clínica. Esse encaminhamento precisa ser muito bem
orientado, pois a paciente sai da consulta de primeira vez muita ansiosa e
aqui, a gente faz esse serviço”, afirma uma das enfermeiras navegadoras da
FCecon, Tereza Santos.
 Pandemia – O projeto Enfermeira
Navegadora foi vital para que o serviço da Mastologia funcionasse em sua quase
totalidade durante a pandemia da Covid-19, apesar do atendimento reduzido.
 O
atendimento retido na Mastologia alcançou 750 pacientes durante os primeiros
meses de pandemia. Mas, após a normalização do número de consultas para 16
pacientes para cada médico especialista diariamente, o que ocorreu em junho, as
enfermeiras navegadoras fizeram um resgate das pacientes que estavam à espera
de consultas e cirurgias e das pacientes pós-quimioterapia, organizando o
atendimento por casos prioritários.
 “As
pacientes foram e continuam sendo chamadas, por telefone, pela Navegação. A
busca ativa ao paciente foi realizada pelas próprias enfermeiras navegadoras”,
destaca a enfermeira navegadora Andréa Paula de Andrade.
 Outros serviços – A previsão é estender
o projeto de Navegação, ainda em 2020, para outros serviços e futuramente, para
todas as especialidades oferecidas na Fundação Cecon.
Fonte: Assessoria de Imprensa da F. Cecon
Foto: Divulgação

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