A Política Amazonense vem esquentando os tamborins com a provável mexida no tabuleiro político Manauara, com a real possibilidade de dois novos Vereadores de Manaus Pai Amado e Isaac Tayah assumirem os mandatos dos prováveis futuro cassados os Vereadores de Manaus Peixoto e Fransuá. Foi o que definiu a maioria dos votos em julgamento, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – TRE/AM, nesta terça-feira 13/06, na Capital Baré.
Vale lembrar que o líder do Prefeito de Manaus David Almeida na Câmara Municipal de Manaus – CMM, é François Vieira da Silva Matos, mas conhecido como Professor Fransuá, – (PV), e já o Vereador de Manaus Peixoto, Antonio Peixoto – Agir, já e homem próximo do Vice-Prefeito de Manaus Marcos Rotta, e que também faz parte da base aliada de David Almeida na Casa Legislativa de Manaus, são os parlamentares julgados pelo o Pleno do TRE/AM.
Foi constatado pelo pleno do TRE/AM que o partido deles, após as denúncias feitas, é ter sido acusado de usar candidatas laranjas para fraudar a cota de gênero, que estimula candidaturas femininas, para se eleger no pleito Eleitoral Municipal de Manaus em 2020.
Como ficará e quem deverá assumir na CMM ?
Com o atual resultado dos julgamentos dos recursos sendo mantido pela maioria dos juízes do TRE/AM que votaram pela cassação dos Vereadores de Manaus Peixoto e Fransuá, o Ex-Vereador de Manaus Isaac Tayah – DC, assumiria a cadeira de Fransuá. É já a cadeira de Peixoto, quem deve assumir é o Ex-Candidato a Vereador de Manaus Pai Amado, chamado Carlos Alberto Brito Davila, do Partido Avante 70.
Na verdade a cadeira no parlamento Municipal de Manaus seria de Alonso Oliveira – Avante, mas ele já assumiu o lugar do Candidato a Deputado Estadual do Amazonas Wanderley Monteiro, que foi eleito Deputado Estadual do Amazonas no pleito eleitoral de 2022. O segundo suplente seria o dono da Vaga Rodinei Ramos, que não pode assumir, também, após ter tido o seu registro de candidatura cassado pelo TSE, e o terceiro suplente e o Pai Amado que deverá assumir a cadeira na CMM em 2023, tudo indica com a votação da maioria dos juízes do TRE/AM que votaram pela a cassação dos Vereadores de Manaus.
Fonte: Portal do Castelo
Foto: Divulgação