Foto: Ney Xavier

Deputado Adjuto Afonso (PDT), repercutiu, nesta quarta-feira, 7, a notícia do aumento na abertura de empresas no Estado, mesmo nesse período de pandemia. O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Frempeei), considera um fator positivo de que a economia esteja voltando a ser impulsionada.

“A Jucea (Junta Comercial do Estado do Amazonas), informou que em março de 2021, registrou várias empresas, micros, empresas médias, e, sem dúvida, é um sinal de que a economia está crescendo. Na hora em que a economia cresce, temos mais geração de emprego. Fico feliz em compartilhar essa notícia, pois trabalho direto com pessoas que atuam no segmento empreendedor. Espero que o Estado do Amazonas possa crescer mais, gerando muito mais emprego e renda”, disse o parlamentar.

Segundo a Jucea, a abertura recorde no Estado pode estar sendo estimulada pela concessão de benefícios fiscais, adoção de tecnologia para simplificar o trâmite de novas constituições e abertura de linhas de crédito oferecidas pelo Executivo.

Pronampe

Outro destaque na fala do deputado Adjuto Afonso foi a possível reabertura do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso um projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 com o objetivo de flexibilizar regras para permitir a reabertura do programa.

“É muito importante que as pessoas possam ter acesso a esses recursos. Nós sabemos que no ano passado o Pronampe viabilizou que várias pequenas e médias empresas tivessem a oportunidade de obter recursos, empréstimos, via bancos oficiais, com taxas subsidiadas, carência e com prazos bem dilatados. Espero que o Congresso aprove o mais rápido possível para que a gente possa salvar ainda muitas empresas que precisam desse capital de giro para sua sobrevivência”, disse o deputado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Adjunto Afonso

Foto: Ney Xavier