Até ontem, além de Manaus, outras três cidades do interior já tinham ocorrências do vírus; dados serão atualizados na tarde desta sexta-feira, pela FVS
O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, durante pronunciamento hoje nas redes sociais, que o coronavírus já chegou a seis municípios no Amazonas. Até ontem, os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontavam casos de Covid-19 em quatro cidades: Manaus, Parintins, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre.
Apesar de revelar a quantidade de municípios, o governador não detalhou quais seriam as novas cidades afetadas pela pandemia no Estado. Até ontem, eram 67 casos confirmados e outros 18 em monitoramento. Ele afirmou que os dados atualizados seriam repassados durante a tarde de hoje pela diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.
Em seu pronunciamento, onde anunciou medidas econômicas para compensar uma perda projetada de 40% da arrecadação, o governador alertou para as características da doença, relatando que a maior parte dos internados no Amazonas tem entre 30 e 50 anos. “O vírus já está sem seis municípios do interior. Um deles é Parintins, onde um senhor de 49 anos de idade veio a óbito (após ser transferido para Manaus) no Hospital Delphina Aziz. As pessoas que estão internadas em situação grave no Delphina têm entre 30 e 50 anos de idade, eles estão nessa faixa etária, então é um negócio muito grave”, alertou o governador.
De acordo com ele, é preciso serenidade para resolver o problema, com a participação de toda a sociedade. “O governo não vai conseguir fazer isso sozinho. Todas as ações que tomamos são com base na Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, de forma muito responsável. Havia a precaução para que esse vírus não se espalhasse para o interior, mas já se espalhou e as pessoas estão com bastante medo do contágio”.