Alunos do curso de desenvolvimento de software da etech, a Escola Tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), apoiados pela Foxconn, surpreenderam com seus projetos inovadores na VII Mostratech. A proposta do evento é demonstrar os conhecimentos adquiridos no decorrer do último semestre. Entre os sete projetos apresentados, tiveram destaque o ChatBot Bit-Tech, criado para responder perguntas dos usuários sobre a etech, além de outra iniciativa que calcula o índice de massa corporal (IMC) de maneira online.
Um dos projetos, o Alfa Kids Quiz, por sua vez, se destacou como uma ferramenta educativa e divertida para crianças, buscando estimular o interesse pelos estudos. O Delivery Independente, outro projeto apresentado, trouxe uma forma organizada de divulgar cardápios de lanchonetes.
De acordo com Felipe Almeida, gerente de projetos da Foxconn, a mostratech foi uma ótima oportunidade para ver na prática os frutos da parceria com a FPFtech para a formação da turma que inclui não só colaboradores da empresa como também pessoas da comunidade em geral. “Para nós da Foxconn é um imenso prazer contribuir para o fomento de mão de obra especializada, contribuindo para o ecossistema de inovação da Amazônia como um todo”, afirmou Almeida.
Os estudantes também desenvolveram o projeto de Previsão do Tempo, permitindo aos usuários acessar informações climáticas de cidades específicas. Por fim, o Flappy Bit, inspirado no Flappy Bird, trouxe uma versão com características da realidade amazônica, tendo como protagonista o mascote da FPFtech.
Para tornar essas idéias em realidade, os alunos utilizaram uma variedade de tecnologias, incluindo Python, HTML, CSS, integração com ferramentas da OpenAI, GitHub e JavaScript. Para Raquel Cardoso, professora do curso técnico da etech, os projetos não só demonstraram a criatividade e habilidades técnicas dos estudantes, mas também sua capacidade de aplicar esses conhecimentos de forma prática e inovadora.
“Assim que inicia o curso, nossos alunos já são estimulados e orientados a trabalharem em cima de projetos em cada disciplina, e ao término de cada módulos eles são entregues e apresentados”, explicou Cardoso.