A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) atualiza o sistema de registro empresarial, a partir desta sexta-feira (26), no seu Portal de Serviços, para o Empresa Fácil 3.0. A versão do sistema traz funcionalidade ao processo da constituição de novos negócios que passa a permitir, de forma simultânea, a abertura da matriz e filial.
Segundo o Painel de Dados de Registro de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 4.846 empresas foram registradas no Amazonas desde janeiro, pelo Portal de Serviços da Jucea, sendo 4.410 matrizes e 436 filiais, com natureza jurídica de Sociedade Individual ou de Sociedade Limitada que, com a nova versão do sistema, podem optar em cadastrar suas filiais no mesmo estado da matriz ou em Unidade Federativa (UF) diferente, no processo do registro mercantil.
A presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, explica que em março, na última atualização, o sistema melhorou os fluxos de aberturas de empresas e a identificação do andamento de atendimento e, com a nova versão o usuário continua com o sistema indicando os passos de todo processo na constituição de empresas, adicionando a opção do registro da matriz e filiais.
“Com essa nova versão do Empresa Fácil 3.0 o processo é todo automatizado e autoexplicativo. Basta o usuário preencher a coleta de dados do endereço da filial no sistema. O sistema, com a nova versão, pode baixar todos os documentos gerados do processo”, detalha a presidente da Jucea.
Como era antes
Em 2023, no período de janeiro a julho, o Amazonas constituiu 5.603, com o registro de 5.087 matrizes e 516 filiais, porém, o processo de registros de empresas filiais era realizado pelo Portal de Serviços, em etapas distintas.
Com a nova versão para o Empresa Fácil 3.0, o processo passa a ser único e automático, agilizando o tempo de atendimento do empresário. O Painel de Dados do Registro de Empresas está disponível no link.
Com informações da assessoria