Amazonas – Em seu primeiro pronunciamento em 2022 no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL), protocolou a indicação n.842/202 que solicita a Secretaria Municipal de Educação uma avaliação dos conteúdos programáticos a todos os alunos da rede pública municipal em função dos períodos prejudicados pela pandemia da Covid-19.
“Na prática essa avaliação iria identificar onde o aluno foi prejudicado no seu ensino e assim aplicando o reforço necessário, criando estratégias de recuperação da aprendizagem, disponibilizando meios tecnológicos e outros recursos de complementação da aprendizagem”, ressaltou o parlementar.
A pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender; exigiu um novo educador, que precisou se reinventar, teve que se adaptar à novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se. Para o vereador agora é preciso estabelecer métodos de aprendizagem diferentes para crianças com níveis de aprendizado diferentes. “Entender o cenário da educação nos dias atuais é o que possibilita que ações mais efetivas sejam realizadas. Após de mais de dois anos de paralisação quase que total das aulas presenciais, iniciando a modalidade remota, a educação continua a sentir os efeitos da pandemia.”
Desigualdade no ensino remoto durante a pandemia marcam essa geração de estudantes, segundo o Vereador Professor Samuel outras indicações voltadas para ajudar na recuperação dos estudantes serão apresentadas ainda essa semana.