TCE


Banco público
afirmou que não é o responsável pelo problema relatado pelos clientes do
Nubank e do PicPay, que viram parte do seu dinheiro sumir das contas
nos últimos
 A Caixa Econômica Federal (CEF) disse nesta
quinta-feira (09/07) que não é a responsável pelo “sumiço de
dinheiro” do auxílio emergencial, que foi relatado nos últimos dias por
clientes do Nubank e do PicPay. “Não existe sumir dinheiro de conta,
principalmente em uma instituição financeira de 159 anos que é a Caixa
Econômica”, retrucou o vice-presidente de tecnologia do banco, Claudio
Salituro.
 O vice-presidente de tecnologia do banco disse
que iria “esclarecer de forma transparente o fato isolado que culminou em
um desconforto temporário” em live realizada pela Caixa nesta tarde, um
dia depois das reclamações dos clientes do Nubank e PicPay virem à tona. Mas,
antes de qualquer coisa, ele fez questão de ressaltar várias vezes que a
“Caixa não é a responsável pela custódia do dinheiro na conta de qualquer
outra instituição financeira” e que o banco não permitiria que isso
acontece nas suas próprias contas.
 “Quando o dinheiro sai da Caixa e vai
para alguma instituição financeira, entrou na conta do cliente, o custodiante
do dinheiro é a empresa que recebeu o crédito”, alfinetou Salituro.
 Nubank e PicPay, por sua vez, creditaram a
falha a um problema de tecnologia da Caixa nessa. As empresas disseram que o
dinheiro havia sido debitado das contas dos clientes porque a Caixa havia
sinalizado um depósito em duplicidade que precisava ser corrigido.
  “O que aconteceu é que alguns clientes
fizeram uso do mesmo código de barra e pagaram o mesmo valor. Então, de forma
ativa, a empresa percebeu que havia vários pagamentos com o mesmo valor e o
mesmo código de barras e fez o proativo para verificar se aqueles boletos
estavam em duplicidade ou não. Isso motivou uma verificação do banco
responsável pelo boleto, através de estímulo feito pela Caixa, no qual
verificou que não existia nenhum problema”, explicou Salituro.
 Ele logo emendou, por sua vez, que a
“questão de retirada do dinheiro ou não não é facultada à Caixa”.
“A Caixa Econômica não é e nunca será responsável pela custódia de
dinheiro na conta de qualquer outra instituição financeira. O que a gente
garante na Caixa é que seu dinheiro está na sua conta e nunca vai sumir”,
cravou.
 Salituro classificou o “desconforto
temporário” causado por esse problema como um “problema de
comunicação e entendimento maior”. E, apesar de ter sugerido que a
responsabilidade desta questão era do Nubank e do PicPay e não da Caixa, fez
questão de destacar que o Nubank é uma “empresa bacana”. “A
gente respeita bastante. Tem valores importantes de comunicação e
transparência. Bem como a Caixa tem o dever e a obrigação de responder com
qualidade e transparência”, frisou.
Foto: Marcello Casal Jr.