Por meio da Indicação n.1488/24, o deputado federal Capitão Alberto Neto, solicitou ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a distribuição imediata de água potável para comunidades no interior do Amazonas que sofrem com a seca.




Este ano, o Amazonas enfrenta uma estiagem severa, que deixou todas as calhas dos rios do estado em situação crítica. A seca em 2024 já afeta 747.642 pessoas em todo território. O número é maior que o registrado em 2023, quando cerca de 633 mil pessoas de 158 mil famílias foram afetadas.
De acordo com o parlamentar as comunidades do interior do estado sofrem com a falta de água potável devido à seca e os poços e reservatórios que estavam auxiliando os moradores no armazenamento de água, apresentam dificuldade para atender a demanda nos locais.
“É essencial o envio de água para os municípios localizados nas calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões, pois a seca dificulta a chegada de insumos à população e comunidades ribeirinhas, que são dependentes do deslocamento fluvial para terem contato com os municípios, sofrendo ainda mais com o desabastecimento”, afirmou Alberto Neto.