InícioBRASILCentral de Movimentos Populares empossa novo coordenador e enfatiza a importância das...

Central de Movimentos Populares empossa novo coordenador e enfatiza a importância das causas sociais; Saiba mais

Brasil – Durante este último domingo (04), foi realizado o III Congresso Municipal Manaus da CMP (Central de Movimentos Populares do Brasil), no qual o ativista político Reverson Colares, é empossado como novo coordenador da capital, sendo mais de 40 instruções filiadas a central e em destaque a instituição CRAMER que é uma entidade filiada, e luta em defesa de mulheres que sofrem violência doméstica e estão em situação de vulnerabilidade.

A eventualidade foi celebrada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, com o público de mais de 150 pessoas presentes na cerimônia.

A organização que está presente em 19 estados brasileiros, congrega múltiplos movimentos populares urbanos, sendo eles: os de moradia, saúde, mulheres, comunidade afro-brasileira, juventude, economia solidária, defesa aos direitos das crianças e adolescentes, associações de moradores e mais.

O que é a Central de Movimentos Populares?

Fundada no I Congresso Nacional de Movimentos Populares, realizado de 28 a 31 de outubro de 1993, em Belo Horizonte (MG), a CMP resultou de um processo histórico de resistência dos movimentos populares, em especial das lutas sociais da década de 1980, em defesa da reforma urbana e de um projeto democrático-popular para a nação.

Os movimentos populares, pela atuação na CMP, fortalecem suas lutas específicas e, ao mesmo tempo, constroem lutas comuns, tendo como principal eixo de atuação a luta e a defesa das políticas públicas com participação popular, como forma de superar a desigualdade social, a miséria e a fome, disputar hegemonia na sociedade e acumular forças no sentido de construirmos uma sociedade justa e democrática.

Ao ser o questionado sobre a importância do evento, o coordenador Reverson Colares ressalta que abraçar os movimentos sociais, é extremamente importante para o crescimento positivo da nação.

A responsabilidade social, significa um compromisso com a vida. Nossa missão agora é fortalecer mais os movimentos sociais a entenderem o processo do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do governo federal”, disse o coordenador da CMP

Sobre o ato de posse, Colares afirma sentir honrado ao ser escolhido para a tarefa de auxiliar à todos que precisam de voz.

Me senti honrado, e preparado para ocupar esse cargo tão importante de coordenador da CMP-Municipal, minha missão agora é sentar com os movimentos sociais e tentar ajudá-los e fortalecer os trabalhos em prol da sociedade. Estou confiante que durante esses quatro anos vamos avançar muito e colocar a Cmp como destaque na capital”, afirma Reverson

A CMP chega com o objetivo de articular os mais diversos movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral, como forma de superar a fragmentação existente entre os movimentos populares e se constituir enquanto instrumento de representação junto a outros setores organizados da sociedade, com vistas à articulação de lutas em defesa dos direitos, das políticas públicas e da participação popular.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS