Reconhecido no Velho Continente pela sua capacidade de inovar as receitas tradicionais lusitanas, o chef português Pedro Mendes retorna a Manaus nesta quarta e quinta-feira (dias 4 e 5), com um menu exclusivo e com muitas novidades que será apresentado ao público no Restaurante Belle Époque, no Vieiralves.
Sucesso de público e crítica em sua primeira passagem pela cidade, em 2022, Mendes traz para o evento elementos tradicionais da gastronomia portuguesa, como o bacalhau lisboeta e o porco alentejano, aliado a algas marinhas – item que é uma das principais bandeiras de seu trabalho e o tornou uma das referências nas cozinhas lusitanas – além de surpresas como um toque amazônico, com o uso do patchouli para aromatizar as sobremesas.
O chef também explica que nessa segunda visita, conhecer e mergulhar mais os produtos, alimentos, temperos e sabores da cozinha amazonense e que irá levar para a Europa produtos locais, principalmente os peixes.
“Em Portugal nos orgulhamos de dizer que possuímos os melhores peixes do mundo do Atlântico e temos um certo estigma com peixes de rio. Mas posso confirmar que os peixes da Amazônia não ficam nada atrás, principalmente o tambaqui e o pirarucu, que é tratado aqui quase como o bacalhau e tenho poucas dúvidas que isso se deve a fatores históricos e inspirado no modo como tratamos o bacalhau desde a época dos descobrimentos, uma vez que comida também é cultura”, destacou Mendes.
PROCEDÊNCIA GEOGRÁFICA
Além da gastronomia, as Noites Portuguesas do Belle Époque também irão contar com uma seleção especial dos Vinhos de Lisboa, associação regional de produtores que patrocina o evento e garante a proteção e a denominação de origem da produção oriunda da capital portuguesa.
Pela primeira vez em Manaus e no Norte do Brasil, o diretor de Marketing da entidade, André Teodoro, ressaltou a crescente demanda por vinhos na região e apresentar produtos que ainda são pouco conhecidos, além de opções de turismo e passeios nas vinícolas portuguesas.
“E para acompanhar o menu do chef Pedro, estamos trazendo vinhos diferenciados, brancos, tintos e um super exclusivo, disponível apenas em poucos lugares do Brasil atualmente, que é um vinho doce de sobremesa, que tem suas origens na época do Marques de Pombal”, acrescentou.
Localizado na Rua Acre, 95, Vieiralves, o restaurante Belle Époque é uma das principais referências gastronômicas de Manaus. Com vagas limitadas, os interessados em participar das Noites Portuguesas podem fazer suas reservas pelo telefone (92) 9.8413-2428.