Um corpo foi descoberto no compartimento do trem de pouso de um avião da United Airlines após o pouso em Maui, no Havaí, Estados Unidos, na terça-feira (24). A polícia de Maui está investigando o caso, segundo informações da agência Associated Press.
A descoberta ocorreu em um dos principais compartimentos do trem de pouso do voo 202, um Boeing 787-10 que partiu de Chicago e pousou no Aeroporto de Kahului. A United Airlines informou que o acesso ao compartimento da roda do Boeing 787-10 só é possível pelo lado externo da aeronave, e que as circunstâncias de como e quando a pessoa acessou o local ainda são desconhecidas.
De acordo com o jornal The Guardian, antes de chegar a Chicago, a aeronave esteve em São Paulo. A identidade da pessoa encontrada morta ainda não foi divulgada pelas autoridades.
Viagens clandestinas: um risco fatal
Esconder-se nos compartimentos de trem de pouso de aviões é uma prática perigosa e frequentemente fatal utilizada por pessoas que tentam viajar clandestinamente. Casos anteriores ilustram os riscos envolvidos:
2022, Amsterdã: A polícia holandesa encontrou um passageiro clandestino com vida no compartimento de rodas de um avião de carga que pousou no aeroporto de Schiphol, vindo da África do Sul. Este é um raro exemplo de sobrevivência.
2019, Londres: Um suposto passageiro clandestino caiu de um avião da Kenya Airways durante o sobrevoo do sudoeste de Londres. A polícia acredita que ele tenha morrido durante a viagem no compartimento do trem de pouso, em um voo de quase nove horas partindo de Nairóbi, Quênia.