Um caso de bullying chocou a comunidade escolar de Manaus na última quarta-feira (21). Um vídeo que viralizou em grupos de aplicativos mostra um aluno da Escola Estadual Senador Antovila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, zona sul da cidade, pressionando o peito de um colega até que este desmaie.




As imagens mostram outros estudantes incentivando a agressão e pedindo ao agressor para “relaxar”. A prática, conhecida como “desafio do desmaio”, consiste em comprimir a caixa torácica da vítima, impedindo a passagem de ar e provocando a perda dos sentidos.
Especialistas alertam que essa brincadeira perigosa pode ter consequências graves, como parada cardiorrespiratória e lesões cerebrais, podendo levar à morte.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC) informou que os alunos envolvidos foram identificados e suspensos. Os pais foram convocados para uma reunião na escola, mas ainda não haviam comparecido até o fechamento desta matéria.
Uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais, foi enviada à escola para prestar apoio aos estudantes e orientá-los sobre os riscos do “desafio do desmaio”. O Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) também foi acionado para investigar o caso.