A empossada se destaca pela trajetória na magistratura e no meio acadêmico




Reforçando a composição feminina do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), tomou posse, na qualidade de Membro Substituto da Corte, Desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (19/02), durante a sessão do Tribunal Pleno, presidida pela vice-presidente e corregedora do TRE-AM, Desembargadora Nélia Caminha. A solenidade foi transmitida pelo canal do TRE-AM na plataforma YouTube.
A desembargadora Vania Marinho foi aclamada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, em sessão plenária do dia 11 de fevereiro, para ocupar a vaga como membro substituto, na classe de desembargadores do TRE-AM.
Após o juramento, diante da composição dos magistrados, a desembargadora Vania Marinho assinou o termo de posse. “Eu espero atender aos anseios de todos os senhores, principalmente dos nossos jurisdicionados, ao mesmo tempo em que eu me comprometo a, como sempre fiz, dar o melhor de mim para que a gente trilhe sempre o caminho da justiça. Agradeço aos meus pares do Tribunal de Justiça, que me concederam a honra de estar aqui presente e agradeço, novamente, a todos os senhores, aos advogados e os jurisdicionados por me receberem de forma tão cordial”, declarou.
Fazendo o uso da palavra, a desembargadora Nélia Caminha externou saudações, ressaltando: “Seja muito bem vinda e tenho certeza que a senhora fará a diferença”. Na ocasião, os membros do Pleno saudaram a nova empossada, enaltecendo a trajetória na magistratura e no meio acadêmico, enquanto professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Nos discursos, foram unânimes as citações de admiração ao saber notório da desembargadora referente ao sistema de justiça do Amazonas.
O procurador chefe do Ministério Público Federal do Amazonas, Edmilson Barreiros, que compõe o Pleno, ressaltou o desempenho da magistrada. “Desejo que, nesse período, que a Sua Excelência passe aqui na Corte Eleitoral, possa trazer a sua forma de julgar, a sua forma de nos ensinar no julgamento desta Corte, sempre, evidentemente, engrandecendo a nossa democracia”.
A desembargadora Vania Marinho possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialização em Legislação Ambiental, Direito Civil e Processo Civil e mestrado em Direito Ambiental Penal. Ingressou no Ministério Público em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44.ª Promotoria de Justiça, perante a 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo. Atuou, ainda, como promotora da 28. Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, perante a Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Manaus.
No meio acadêmico, a desembargadora atua como professora estatutária da UEA desde 2006, ministra disciplinas de Direito Ambiental e Direito da Criança e do Adolescente, além de cursos de Legislação Ambiental. Em 2021, assumiu o cargo de Desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.
Fonte: TRE-AM
Foto: Junior Souza