InícioECONOMIADinheiro esquecido: prazo para resgate acabou, mas há esperança

Dinheiro esquecido: prazo para resgate acabou, mas há esperança

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (7) que ainda há R$ 8,53 bilhões em valores esquecidos por clientes em instituições financeiras. Apesar de o prazo oficial para o resgate ter encerrado em 16 de outubro, o Ministério da Fazenda abriu uma nova janela de oportunidade para os cidadãos.

O que fazer agora?

Mesmo com os valores já tendo sido remetidos ao Tesouro Nacional, os cidadãos dispõem de mais 30 dias para contestar esse recolhimento a partir da publicação de um edital pelo Ministério da Fazenda. Após esse período, e caso não haja manifestações, o dinheiro será incorporado definitivamente ao Tesouro Nacional.

Como contestar?

Para contestar o recolhimento, os interessados devem acompanhar as publicações do Ministério da Fazenda e seguir as instruções detalhadas no edital.

E se eu não fizer nada?

Se você não contestar o recolhimento dentro do prazo estabelecido, ainda terá um período de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento de seu direito aos depósitos. No entanto, o Ministério da Fazenda ressalta que não há que se falar em confisco.

Como consultar se tenho dinheiro esquecido?

Para verificar se você possui valores a receber, acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br. A plataforma permite consultar informações sobre pessoas físicas (incluindo falecidos) e jurídicas.

O que fazer após a consulta?

Caso você encontre valores a seu nome, siga as instruções do site para solicitar a devolução. É importante ter em mãos os documentos necessários para comprovar sua identidade e vínculo com os valores.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS