Em visita realizada ao bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus, nesta quarta-feira (17), o fisioterapeuta e pré-candidato a vereador de Manaus, Dr. Rainer Figueiredo, conheceu as dificuldades enfrentadas, diariamente, pelos moradores dos conjuntos residenciais e loteamentos. A falta de transporte público constante dificulta a circulação das pessoas, que são obrigadas a conviver com o esgoto a céu aberto por falta de saneamento básico e sérias deficiências na rede municipal de assistência na área de saúde.
Apesar de ter 11 anos de fundação e contar com mais de 9 mil habitantes, o bairro só dispõe de duas linhas de ônibus: a 330 que cobre o bairro internamente e a 038 que circula somente até o quilômetro 38. “Muitas vezes, a gente tem que vir andando da pista para chegar em casa porque o ônibus vai e não volta”, informou ao fisioterapeuta a comerciante Dira Paz.
Dr. Rainer ouviu atentamente 25 mulheres, acompanhadas dos filhos menores de idade. As mães se queixavam da super lotação da única unidade de saúde municipal. “Só tem uma casinha da saúde para atender isso tudo de criança. Falta médico e, quando tem, chega às 10h da manhã e a gente fica esperando desde às 7h. Não tem dentista, mesmo tendo equipamento lá pra atender. Pra gente ser atendido tem que ir ao SPA do Campos Salles ou Manoa”, reclamou uma das senhoras que compareceu ao encontro com Dr. Rainer. “Outra questão é esse esgoto que corre no meio da rua. Falta muita coisa aqui e a prefeitura não resolve nada”, complementou outra moradora da área.
O fisioterapeuta tem como proposta a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Casinhas de Saúde em número suficiente para atender todos os bairros de Manaus. “As pessoas precisam de atendimento de saúde perto de casa. Vocês sabiam que 20% da população de Manaus não é assistida pela saúde básica, que é de competência do município? Eu quero ajudar a mudar isso”, afirmou.
*Representatividade*
O fisioterapeuta prontificou-se a intermediar a resolução dos problemas como a falta de saneamento, caso consiga conquistar uma das vagas para vereador nas próximas eleições municipais. “Eu estou colocando meu nome à disposição, nessas eleições, para ser o vereador que vocês precisam, para ser a voz de vocês para reivindicar junto ao executivo. Vocês têm na Câmara Municipal de Manaus 41 vereadores e nenhum luta por vocês, só vem aqui quando querem pedir votos”, pontuou.
O pré-candidato também explicou que o voto é um direito e um dever do cidadão e deve ser exercido com responsabilidade. “Não venda seu voto por um rancho, por uma botija de gás. Tem pessoas que nem sabem em que votou nas eleições passadas. Acordou, pegou o primeiro santinho que viu na frente e votou o número dele na urna. Esses 30 segundos que votamos na urna determinam os próximos quatro anos de nossa vida. Então, precisamos votar com responsabilidade, conhecendo o candidato, sabendo o que ele fez pela cidade, pela população. Alguns já têm mandato e nada fizeram durante os quatro anos que ficaram na CMM”, alertou.