A Band Amazonas anunciou ontem a realização do primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 08 de agosto, às 21h30. Foram convidados a participar os candidatos Amom Mandel (Cidadania/PSDB), Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT/PCdoB/PV) e Roberto Cidade (União Brasil). Mesmo reconhecendo que a emissora não tem obrigação de chamá-lo, por causa da regra estabelecida de que apenas as legendas com mais de cinco deputado federais têm direito de participar deste tipo de programa, o deputado estadual, Wilker Barreto (Mobiliza) protocolou um requerimento solicitando sua participação.
O outro candidato não convidado é o funcionário público Gilberto Vasconcelos (PSTU).
O mediador do Debate vai ser o jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há mais de 12 anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação.
O Diretor-Geral da emissora, Inácio Santiago, reforça a importância do primeiro encontro entre os candidatos na Band “É um momento para gente conhecer, realmente, as intenções dos candidatos com a nossa cidade. Não só falar o que fazer, mas como fazer.”, avalia Inácio.
O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta para todos os 62 municípios do Amazonas, no canal 413HD da SKY, com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no youtube @bandamazonas e no aplicativo Band Play. O público também poderá acompanhar o Debate nas ondas da rádio Band News FM Difusora Manaus, em 93,7Mhz.
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.
Como vai funcionar
-
No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto.
-
No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez.
-
No terceiro bloco os candidatos respondem perguntas elaborada por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, SORTEIA outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez.
-
No quarto bloco mais uma rodada de pergunta entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco.
-
No quinto e último bloco tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.Esse ano, o candidato vai poder levar documentos e aparelhos eletrônicos para o estúdio, não sendo permitido mostrar nada para câmera.Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.
Argumentos e justificativas
No documento protocolado por intermédio do escritório Medina Ribeiro & Aguiar e assinado pelo advogado Luís Felipe Avelino, Barreto expõe três razões para sua inclusão na programação. A primeira delas deve-se ao fato da Emissora ter divulgado, num período em que todos confirmavam suas candidaturas, a participação dos candidatos Marcelo Ramos, Roberto Cidade, Amom Mandel, Alberto Neto e Natália Demes. Todavia, passada as convenções partidárias, constatou-se a não formalização de Natália Demes pelo PSOL, partido que apoiou outra candidatura.
Com isso, a Emissora apagou a primeira divulgação de seus canais oficiais e fez outra com informações atualizadas, indicando cinco candidatos ao invés de seis e expondo a modificação no número de participantes.
Outra razão está relacionada à Lei eleitoral que não normatiza a realização de debates fora do período eleitoral, mas somente após o seu início, 16 de agosto este ano. Por isso, os debates ocorridos fora do período eleitoral não são submetidos às regras contidas na Lei das Eleições.
Além disso, foi destacado também que, independente do período, a realização dos debates pode contar com a participação de candidatos cujo partido não disponha de cinco parlamentares no Congresso Nacional. Tal qual fez a Band São Paulo ao convidar o candidato Pablo Marçal para seu primeiro debate na capital paulista, embora seja filiado a um partido que não conta com cinco congressistas.
Impacto para a população
O requerimento enfatiza, ainda, que tal atitude deve ser replicada na Band Amazonas a fim de garantir que os telespectadores tenham a oportunidade de conhecer as propostas de todos os candidatos, independente de filiação partidária.
Nas redes sociais, Wilker declarou que espera o atendimento de sua solicitação pela Band Amazonas, permitindo que ele contribua de forma significativa para o debate. Ele acredita que sua inclusão será um passo importante para um processo eleitoral mais justo e democrático.
“Eu entendo que eu posso contribuir para um bom debate. Tenho boas propostas e bons projetos. E eu tenho certeza que o propósito do debate é para permitir que o eleitor conheça as propostas dos candidatos”, finalizou.
Fonte: Ascom/Band-Am
Foto: Divulgação