A cidade de Parintins, distante a 369 quilômetros da capital, se despediu na manhã desta terça-feira (23) do ex-apresentador do Boi Garantido, Paulinho Faria, que morreu vítima do novo coronavírus (Covid-19) aos 61 anos de idade.
O artista estava internado no Hospital Samel, em Manaus, para tratamento contra a doença. Paulinho Faria embarcou com direção à Parintins por volta de 8h e chegou no Aeroporto Júlio Belém, na Ilha Tupinambarana.
Antônio Andrade, presidente do Garantido, e Israel Paulain, atual apresentador do bumbá, receberam Paulinho Faria. Em um carro do Corpo de Bombeiros, Paulinho Faria recebeu as últimas homenagens nas ruas de Parintins, sendo aplaudido pelos moradores da ilha.
O velório do ex-apresentador aconteceu no Curral do Boi Garantido, situado na Baixa do São José. Segundo Antônio Andrade, Paulinho Faria é a pessoa mais importante do bumbá depois de Lindolfo Monteverde, fundador do boi com o coração na testa.
“Paulinho foi o maior ícone do Boi Garantido após Lindolfo Monteverde. A nossa festa, a nossa cultura, jamais teria se tornado a expressão magnífica que é sem a existência de Paulinho Faria. Se hoje o festival é gigante, gera emprego e renda para tanta gente, muito se deve a ele”, disse.
O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), lamentou a morte de Paulinho Faria. Ele destaca a importância do artista para o município.
“Sua vida foi uma declaração de amor a Parintins. Aqui ele pôde viver sob a intensidade de sua paixão pela família, pelos amigos, pela sua Jotapê, pela música, pelo rádio, pelo seu Sul América e pelo seu eterno Garantido. Paulinho leva para a eternidade o nosso reconhecimento pela grande contribuição dada às nossas manifestações populares”, falou.
A diretoria do Boi Caprichoso preparou uma homenagem no Curral Zeca Xibelão em prol de Paulinho Faria. O presidente da agremiação, Jender Lobato, agradeceu a contribuição do artista para com o Festival de Parintins.
“Com a partida de Paulinho Faria, perdemos também parte da história do nosso Festival, tão bem falado e interpretado por ele ao longo de décadas. Obrigado Paulinho por toda a sua contribuição e dedicação”, comenta.
Trajetória
Popularmente conhecido como “Garotinho de Ouro”, Paulinho foi apresentador do Boi Garantido de 1975 até 2001, depois de 26 anos vivendo inúmeros do bumbá e do Festival Folclórico de Parintins.
Ele foi o responsável por criar a contagem, que marca a entrada do bumbá vermelho e branco no Bumbódromo. O artista também trabalhou como radialista em Parintins e diariamente vinha compartilhando momentos inesquecíveis do festival nas redes sociais.
Ao longo dos anos ele disputou com diversos apresentadores do Boi Caprichoso, entre eles: o jornalista Marcos Santos, Gil Gonçalves e Arlindo Júnior.