Um fenômeno natural chamou a atenção em Manacapuru, no Amazonas: um cardume de peixes da espécie Jaraqui foi flagrado saltando para dentro das redes de pescadores em um balneário da comunidade Miriti, na zona rural do município. O vídeo, que viralizou nas redes sociais na segunda-feira (6), mostra o momento em que dezenas de peixes saltam para fora d’água, caindo diretamente nas redes.
![](https://www.focoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Banner-Apoie.jpg)
![](https://www.focoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Banner-Apoie.jpg)
A cena, que durou cerca de 20 segundos, foi acompanhada com entusiasmo por pescadores e moradores presentes no local. As imagens mostram as redes carregadas de peixes após o fenômeno.
Para entender o comportamento incomum dos jaraquis, o g1 consultou o doutor em ecologia aquática Edinbergh Caldas de Oliveira. Segundo o especialista, o salto pode ser motivado por dois fatores principais: a sensação de encurralamento causada pelas redes de pesca ou a rápida baixa do nível da água, que os força a superar obstáculos.
Oliveira explicou que a espécie, pertencente à Superordem Ostariophysi, intensifica os saltos quando está em cardumes, devido à liberação de uma substância de alarme como mecanismo de defesa.
Outras espécies também apresentam comportamento semelhante em situações como essa:
- Sardinhas
- Pacus
- Aracus
- Peixes-cachorro