A Universidade Nilton Lins encerrou o calendário esportivo de 2024 na 16ª colocação no ranking do esporte universitário brasileiro, entre as 112 instituições de ensino superior do país que participaram dos torneios nacionais deste ano.
Em comemoração às conquistas esportivas desta temporada, a instituição realizou na tarde de ontem (7), a cerimônia anual de entrega de medalhas e troféus conquistados em torneios estaduais e nacionais no salão nobre da Biblioteca Aderson Dutra.
Entre os destaques nos torneios universitários estão o bicampeonato estadual e o vice-campeonato Brasileiro de Basquete Adulto Universitário (garantindo uma vaga no Campeonato Pan-Americano de Basquete 3×3 em 2025), o 3º lugar nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia e o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros do Voleibol Masculino, além das medalhas de ouro no wrestling e o vice-campeonato no World Games Beach Wrestling com a atleta Ketellen Regina Fernandes.
A cerimônia também contou com a participação dos alunos-atletas das escolas Nilton Lins, que apresentaram suas conquistas na temporada, incluindo títulos no Campeonato Regional Norte de Badminton e Parabadminton, duas medalhas de ouro, um bronze e uma prata no Tênis de Mesa nos Jogos Escolares Brasileiros deste ano.
INCENTIVO AO ESPORTE
Durante o evento, a Reitora Gisélle Lins Maranhão enfatizou a importância do apoio e incentivo à prática esportiva como um dos pilares da Universidade desde sua fundação e o Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a Universidade e as escolas – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.
“É importante constatar que esta é a sequência e a continuidade de um trabalho de décadas, com a dedicação de muitos profissionais, famílias e dos atletas, que tem que desempenhar com excelência nas competições e também nas salas de aula. A Nilton Lins sempre esteve ao lado do esporte com a implantação dos primeiros cursos de Educação Física e de Fisioterapia do Estado e com toda uma rede de suporte e sensibilidade para os atletas”, destacou a Reitora.
Nilton Lins Junior, presidente da mantenedora da Universidade, também parabenizou os atletas e acrescentou que a expectativa para 2025 é dar continuidade aos programas e expandir a atuação para outros segmentos e modalidades.