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Gestão Eletrônica de Documentos já abrange 100% das unidades de saúde e unidades gestoras da Susam

 A
Secretaria de Estado de Saúde (Susam) implantou em 100% das unidades de saúde e
unidades gestoras da capital o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos
(Siged). Hospitais e prontos-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs),
Policlínicas, Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (Caics), Centros
de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), além da sede da secretaria,
fundações, Central de Medicamentos e Complexo Regulador, já estão utilizando o
sistema de tramitação dos processos internos.
 A
implantação do Siged em todas as unidades da rede de saúde faz parte do
programa de reestruturação e modernização da gestão administrativa da Susam. O
novo sistema prevê a eliminação de papel na tramitação de processos da
secretaria, dando mais celeridade e reduzindo os gastos anuais com o uso de
papel, gerando uma economia de até R$ 2,2 milhões.
 Desde o ano
passado, a Susam trabalha no uso do Siged nos processos de pagamentos da sede e
em algumas fundações. O sistema foi liberado via cessão de uso pela Secretaria
de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), que é a mantenedora.
 Para o
coordenador administrativo da Susam, Marcus Martins, o ganho em economia de
papel, eficiência e rapidez nos processos das unidades é expressivo. Ele também
explicou que a equipe da secretaria agora trabalha na orientação dos servidores
quanto o uso do sistema.
 “Nós já
realizamos treinamentos com os servidores das unidades e agora estamos
realizando o suporte técnico, esclarecendo dúvidas e fazendo os alinhamentos
necessários. Em breve, será disponibilizado no site da secretaria de saúde um
manual digital e vídeo explicativo para os servidores sobre o Siged”.
 Avanços – A implantação do Siged já
reflete na melhoria do trabalho nos setores internos da Susam e unidades da
rede de saúde. Transparência, celeridade e praticidade são alguns dos
progressos citados pelos servidores que utilizam diariamente a ferramenta,
desenvolvida pela Sefaz-AM.
 Atualmente,
cada processo administrativo possui 150 folhas, em média, com custos que variam
entre R$ 30 e R$ 70, segundo dados estatísticos de empresas especializadas em
software para processos eletrônicos.
 Outro dado
importante é a quantidade de folhas economizadas, que pode chegar a quase 20
mil resmas (500 folhas) de A4 que deixarão de ser utilizadas no período de um
ano.
 Para o
gerente de compras da Susam, Paulo Eduardo Picanço, a praticidade para tramitar
os processos é uma das maiores vantagens do sistema para o setor. “Os processos
agora não demoram como antigamente. A praticidade para acessar o sistema de
qualquer lugar, nos permite que até de casa possamos executar uma ação”.
 Na
Maternidade Ana Braga, os servidores já percebem o impacto do sistema na
qualidade do trabalho. “Com o sistema vai melhorar muita coisa, economia de
papel, agilizar os processos, tudo mais claro e acessível, perder documentos
não perde mais, porque está tudo digitalizado, então vamos ter muito ganho”,
comemora a agente administrativo do setor financeiro da unidade, Lindaura
Vidal.
Fonte: SUSAM
Foto: Rodrigo Santos

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