InícioAMAZONASGovernador Wilson Lima vistoria atendimento e obras de expansão do laboratório no...

Governador Wilson Lima vistoria atendimento e obras de expansão do laboratório no Hospital do Coração Francisca Mendes

Referência em cardiologia, a unidade passa por uma grande reforma e recebeu novos equipamentos

O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (10/02), uma nova vistoria na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) para acompanhar o trabalho de expansão da capacidade de atendimento da unidade. O hospital, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) referência em cardiologia, recebeu, em janeiro, a instalação de novos equipamentos e passa por obras de ampliação das estruturas.

Na unidade de saúde, o governador Wilson Lima conversou com pacientes que passavam por atendimento no hospital. Ele também visitou as áreas onde são realizados procedimentos de ressonância magnética e hemodinâmica, que receberam novos equipamentos no mês de janeiro, a sala de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), além das obras que estão em andamento no laboratório do Hospital Francisca Mendes.

“Lá em 2020, quando o Estado assumiu a administração direta dessa unidade, tínhamos paciente que estava esperando há um ano (por atendimento). A nossa meta é que, em até sete dias, esses pacientes possam realizar esses procedimentos. Nós estamos trabalhando para trazer o padrão Delphina para essas unidades, e além disso, estamos fazendo intervenções para ampliação da quantidade de leitos clínicos e leitos de UTI”, destacou o governador Wilson Lima.

No dia 22 de janeiro, o hospital de alta complexidade recebeu um moderno aparelho de ressonância magnética cardíaca, o primeiro da rede pública no Amazonas. A unidade também ganhou um novo equipamento de hemodinâmica, ampliando para três máquinas em funcionamento pleno. Os dois equipamentos trabalham com imagens em alta definição, permitindo a realização de diagnósticos e procedimentos com maior precisão, reduzindo o tempo de espera de pacientes.

Os dois equipamentos de hemodinâmica em atividade no hospital realizavam uma média de 4,5 mil exames por ano e, com o terceiro aparelho, deve aumentar em 50% a quantidade de atendimentos. Com os dois primeiros aparelhos de hemodinâmica e dois tomógrafos em operação, o hospital conseguiu, em 2024, zerar a fila ambulatorial de angioplastia e cateterismo, com a realização de 2.822 procedimentos do tipo.

Com a nova ressonância magnética, o Francisca Mendes e o Delphina Aziz passam a ofertar, juntos, 150 exames por semana, dando suporte à rede de urgência e emergência nos prontos-socorros João Lúcio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

Reforma e ampliação

Coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), as obras de revitalização no Hospital Francisca Mendes avançam seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para a entrega de novos serviços e ampliação de 57 leitos. Com o aumento, a unidade contará com 204 leitos na unidade, um aumento de 38% na capacidade instalada que, atualmente, conta com 147, entre leitos clínicos e de UTI.

Outras intervenções incluem a sala de ressonância magnética, espaço já reformado que recebeu três leitos. A hemodinâmica também passou por adequações e ampliação para a instalação de quatro novos leitos de apoio ao equipamento recém-instalado.

Na programação das obras há, ainda, a reforma do heliponto, instalação de nova cobertura, reforma do estacionamento, revitalização do laboratório, revisão e manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio, além da instalação de forro e climatização das novas áreas. O investimento total é de R$ 43 milhões, com previsão de conclusão para junho de 2026.

As obras no Hospital Francisca Mendes fazem parte dos investimentos que o Governo do Amazonas está fazendo na melhoria da infraestrutura da rede estadual de saúde, a exemplo do que ocorre nos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e Dr. João Lúcio Machado e nas unidades instaladas em todas as zonas da cidade.

Insumos

A unidade também encontra-se abastecida de suprimentos como OPMEs, insumos utilizados em procedimentos cardíacos. A SES-AM realiza a capacitação dos profissionais de enfermagem e logística de OPME para a implantação, a partir de março, da angioplastia primária, o que vai ampliar o acesso 24 horas para a rede de urgência e capacidade do Estado em atender infarto agudo do miocárdio.

Referência

Reconhecida como uma unidade referência em cardiologia, o Hospital Francisca Mendes é o único hospital do coração do Amazonas, atendendo pacientes de outros estados por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com destaque para as cirurgias cardíacas neonatais.

Em 2024, a unidade ainda realizou 563 cirurgias cardíacas, sendo 403 procedimentos adultos e 160 pediátricos. Também foram realizadas 356 cirurgias vasculares e 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica em todas as especialidades. Além disso, a unidade registrou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Fonte: Secom

Foto: Diego Peres

Artigos Relacionados

LEIA MAIS