O trabalho é executado pela força-tarefa deslocada para a cidade, onde ocorreu deslizamento no Porto da Terra Preta
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), está auxiliando as famílias vítimas do deslizamento ocorrido no Porto da Terra Preta, na última segunda-feira (07/10), e as que moram em área de risco em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) com apoio psicossocial, orientação sobre prevenção e cadastro social. O trabalho faz parte da força-tarefa montada pelo estado na cidade com o objetivo de identificar vítimas e prevenir novos acidentes, além de oferecer suporte às famílias afetadas.
Em uma das frentes de trabalho, a equipe da Seas está dando apoio à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Manacapuru junto a três famílias afetadas pelo desastre. Essas famílias moravam no mesmo flutuante que foi levado pelo deslizamento; elas estão atualmente em casas de parentes. O Governo do Estado está atuando no apoio psicossocial a estas famílias com visitas domiciliares.
“O governador Wilson Lima determinou a criação dessa grande força-tarefa assim que tomou conhecimento do ocorrido e a Seas imediatamente se dirigiu a Manacapuru para dar esse suporte. A nossa prioridade é garantir que todas as famílias tenham a assistência necessária nesse momento”, disse a titular da Seas, Kely Patrícia.
Em outra área de atuação, a Seas vem dando apoio técnico à equipe da Semas com orientação acerca da elaboração do questionário social nas residências que estão em locais de risco, próximo ao ocorrido do deslizamento, assim como instruções sobre a Portaria 90, que trata de situação de emergência e calamidade pública.
“Desde os primeiros momentos em que aconteceu o sinistro, fomos acionados para vir ao local acompanhar a Defesa Civil para que pudéssemos fazer um diagnóstico social para contribuir com as famílias para evitar que elas passem por um novo risco de vulnerabilidade”, disse a assistente social da Seas, Andréa Castelo.
O morador do bairro Terra Preta, o pedreiro Wanderlei Silva, 26, recebeu a visita da equipe da Seas em sua casa, onde foi feito o diagnóstico social. “Pelo ocorrido que teve, todos nós passamos pelo sufoco no momento que ninguém esperava; E todos nós que moramos aqui nessa área ficamos com o coração na mão. Agradecemos esse apoio com a assistência social porque é uma ajuda para nós”.
Resgate
A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou, na manhã desta quarta-feira (09/10), o corpo de Franklin Pinheiro de Souza, 36, que estava desaparecido desde a segunda-feira (07/10), quando ocorreu um deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru.
As equipes dos bombeiros permanecem no local, realizando buscas para localizar uma criança de seis anos, que também estava no local no momento do acidente e ainda está desaparecida. Após o acidente, dez pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru, com escoriações, das quais nove receberam alta e um paciente foi transferido para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus, mas que, após passar por exames, recebeu alta nesta quarta-feira (09/10).
Desde o dia do acidente, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa com atuação direta de servidores do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).
Fonte: Secom
Foto: Mauro Neto