InícioAMAZONASGrupo de Percussão da UEA lança primeiro álbum musical em plataformas digitais...

Grupo de Percussão da UEA lança primeiro álbum musical em plataformas digitais gravado em laboratório

Álbum contém oito faixas com composições de alunos do curso de Música da UEA e de músicos amazonenses convidados

O Grupo de Percussão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), lançará o primeiro álbum musical, contendo oito faixas, em todas as plataformas de streaming. A data de lançamento está programada para o dia 21 de março.

Formado por alunos do curso de Música da universidade e músicos amazonenses convidados, o grupo explora um repertório que abrange desde obras escritas para percussão até arranjos que refletem a diversidade rítmica e tímbrica desse universo sonoro. O primeiro álbum do Grupo de Percussão da UEA foi gravado no Laboratório de Percussão (Laperc), localizado na Esat, consolidando a missão de formar percussionistas versáteis e ampliar o público da música percussiva.

Segundo o professor Tarcísio Braga, além da performance, o grupo incentiva a criação e escrita de arranjos originais, aprimorando a leitura musical, a improvisação e a interpretação em diversos estilos. Sua atuação também se estende ao ambiente de estúdio, proporcionando aos músicos uma imersão na dinâmica de gravação.

Sobre as músicas, o professor comenta que são utilizados instrumentos incomuns e não usuais, como a marimba, instrumento de percussão com teclas de madeira; vibrafone; metalofone. Além desses, também foram usados instrumentos de choro (como violão, pandeiro, bandolim), baixo elétrico, bateria.

Sobre o álbum

Braga fala que o repertório vai desde a música clássica, onde as faixas 5, 6 e 7 contém obras de Johann Sebastian Bach; composições dos alunos do curso de Música da UEA, como a faixa ‘Acarí’, de Célio Vulcão. “A formação também toca standards de jazz, como Blue Bossa ou Afro Blue, que são obras do repertório da música improvisada do jazz, e a gente fez nosso próprio arranjo. Essas partituras estão no nosso site. Temos também peças tradicionais para a formação de grupo de percussão, como o Akadinda, que é uma composição para marimba, toda escrita na partitura, onde são três percussionistas na marimba “, afirma.

Mais informações podem ser encontradas no site do Laperc: https://sites.google.com/uea.edu.br/laperc/
Pré-save do lançamento: http://tratore.ffm.to/ueaperc

Fonte: UEA   

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS