TCE

O americano Bernard Bernie Madoff, de 82 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (14), em uma prisão na, na Carolina do Norte, aparentemente de causas naturais, segundo a Agência Federal de Prisões dos Estados Unidos.

O criminoso foi julgado e culpado de orquestrar o maior esquema de pirâmide financeira (esquema de Ponzi) da história e se tornou tão odiado que teve que usar um colete à prova de balas para ir ao tribunal.

“Ele roubou dos ricos. Ele roubou dos pobres. Ele roubou da classe média. Ele não tinha valores ”, disse o ex-investidor Tom Fitzmaurice ao juiz na sentença. “Ele enganou suas vítimas para tirar o dinheiro para que ele e sua esposa pudessem viver uma vida de luxo inacreditável.”

Mas seu negócio foi exposto em 2008 como um esquema de Ponzi multibilionário que destruiu a fortuna das pessoas e arruinou instituições de caridade e fundações.

Segundo o Uol, Ao longo de sua carreira, o financista foi presidente da Nasdaq, primeira bolsa de valores eletrônica do mundo, e atraiu empresas como Apple, Google e Cisco para o mercado financeiro.