Diversas ações artísticas e culturais foram levadas à população durante o evento na temporada de 2024
Foram organizadas oficinas de formação e artísticas, serviço de orientação ao Cadastro Estadual da Cultura, espaço infantil e a Feira de Economia Criativa. O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, ressaltou o balanço positivo das ações culturais no Governo Presente. “Foram mais de 50 artistas contratados para shows de música, teatro e dança. Tivemos mais de 70 certificações nas oficinas promovidas pelo Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro e de atividades da Economia Criativa. Também, no Espaço Curumim, proporcionamos artes e brincadeiras lúdicas a mais de mil crianças”, pontuou o secretário.
Ele destacou também que foram registrados mais de 50 atendimentos no serviço de orientações sobre o Cadastro Estadual da Cultura, para participar dos editais de fomento cultural. “Encerramos este ano com o Governo Presente, esperamos realizar ainda mais em 2025 e difundir a cultura do estado”, detalhou Jeremias.
A Feira de Economia Criativa, inserida nas ações do Governo Presente, reforçou a oportunidade de renda de artesãos locais. Ao todo, mais de 160 empreendedores locais participaram da iniciativa durante o ano, comercializando produtos e reforçando a renda familiar. Elenir Soares, artesã do povo ticuna, participou de todas as edições. “Temos muita mão de obra, muitas vezes sem espaço para expor e no Governo Presente, não só gerou renda, como também, abriu portas para outros trabalhos e exposições”, afirmou a artesã, com 20 anos de atuação no segmento.
Durante o Governo Presente, deste sábado, a autônoma Lawanda Nicolly, que participou da oficina de pintura de ecobags, recebeu o certificado das mãos do governador Wilson Lima e do secretário Candido Jeremias.
A oficina ocorreu na última quinta e sexta-feira (19 e 20/12), na escola da comunidade e, para a participante, a experiência despertou o empreendedorismo coletivo. “Me juntei aos meus amigos para aprender novas formas, pinturas, além de ser uma renda a mais, uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Agora pretendo investir nesta área de pintura de ecobags”, disse.
Atrações natalinas
O clima do Natal se fez presente com a distribuição de cinco mil panetones em uma ação promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Ainda no escopo natalino, o Natal Itinerante levou apresentações de música e teatro, protagonizadas pelos artistas da Cia Metamorfose. A ação temática integra a programação do O Mundo Encantado do Natal, promovido pelo Governo do Estado.
Nesta temporada, o Natal Itinerante percorreu diversos bairros de Manaus, encerrando o calendário na Cidade Nova. No palco, o show musical “A Noite Mágica dos Brinquedos” e, ao final, a entrega de brinquedos para o público infantil.
Fabiana Magalhães não perdeu a oportunidade e levou o filho José Guilherme, pela primeira vez, ao Natal Itinerante. “Muito bom que o Governo nos presenteou numa data tão especial e já foi antecipando o presente de Natal do José Guilherme”, disse satisfeita.
Fotos: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Tiago Corrêa/UGPE