O Projeto Circuito AM de Música Instrumental, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, comandado pelo músico e compositor, Miquéias Pinheiro, promoverá um workshop gratuito de “Prática de Conjunto”, para os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, no Sambódromo, em Manaus
O projeto “Circuito AM de Música Instrumental”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o qual fez diversas apresentações na zona Norte de Manaus, fará um workshop, nesta sexta-feira (13), às 9h, para os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, mais conhecido como Sambódromo de Manaus, no bloco C, localizado na avenida Pedro Teixeira, 2565, bairro de Flores, zona Centro-Sul. A ação é uma contrapartida.
“Nosso conceito é que os alunos, músicos, desenvolvam habilidades de prática e teoria para atuar conscientemente no grupo, aprendendo assim, a atuar com acompanhamento ou no âmbito solo. Dessa forma, o músico, seja ele profissional ou amador desenvolverá suas habilidades de escuta (percepção), rítmica, senso harmônico, afinação, criatividade, interatividade e pulsação”, explica Miqueias.
Os professores que estarão presentes são os músicos que atuaram no projeto: Miqueias Pinheiro (baixo), Airton Silva (bateria), Anderson Farias (piano), Aldenor Honorato (guitarra), Ênio Prieto (saxofone).
As inscrições são gratuitas, mas é necessário ser realizadas através do preenchimento do Google Forms https://forms.gle/3C9XAxcQgVZhzXZ77
Quem é Miqueias Pinheiro?
Baixista, arranjador e compositor, nascido e criado na cidade de Manaus, iniciou seus estudos de baixo elétrico e acústico aos 14 anos, com os professores Hudson Alves e Miroslava Traykova (búlgara), no Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro (Laocs).
Ao longo da sua carreira, acompanhou e tocou com vários artistas nacionais e internacionais, como: a pianista americana, Vana Gierig, a cubana, saxofonista Felipe Lamoglia, o saxofonista de jazz, David Liebman, Marcelo Coelho, Serginho Carvalho, Arthur Maia, Michael Pipoquinha, baterista norte-americano, Tony Roster Jr, Junior Meirelles, Marcos Bosco, Doglas Las Casa, violonista Chico Pinheiro, a brasileira radicada na Itália, Karine Aguiar, Ygor Saunier, Airton Silva, Gonzaga Blantez, Márcia Siqueira, Stanley Wagner, Orquestra Vozes da Ufam, Orquestra da Universidade do Estado do Amazonas, entre outros.
Participou também de diversos festivais de jazz entre eles: Festival Amazonas Jazz, Amazonas Green Jazz Festival, Jazz Day (AM), Amazonas Music Festival, Brazilian Day (Nova York), pub S.O.B.S (Nova York), pub NUBLU (Nova York), National Song Festival (MG), Fifa Fan Fest, Sons da Mata (Sesc), Fecani (AM), Virada Cultural (AM), Jazz Nacional e Festival de Blues BB Seguros.
Em 2014, gravou o seu primeiro disco intitulado Groove do Beira e mais tarde lançou o seu instrumental projeto chamado Miqueias Pinheiro e Grupo, trazendo músicas originais e também releituras de grandes nomes do jazz e da música brasileira, seu trabalho mistura influências do jazz, pop, samba, jazz latino e o ritmo Beirão típico da cidade de Manaus.
Em 2022, gravou seu segundo disco intitulado “O som da Amazônia”, ambos disponíveis nas plataformas digitais.
Vídeos
Clássico da música amazonense – “Não mate a mata” – https://youtu.be/DEadPldD3gU?si=Ui3gwdlWicZb_jDl
Documentário “Groove do Beira” – https://youtu.be/Bded10T42Gw?si=G734Xmy0BjyNf4uD
Groove do Beira – https://youtu.be/633tem-nErQ?si=y23RJYa_LOyS6b-0
Participação com um dos maiores baixistas do Brasil, Arthurzinho Maia – https://youtu.be/EYcbKK39tlE?si=3swHIDynXQ7nCX-Q