InícioAMAZONASMotorista bêbado tenta fugir e subornar agente durante blitz da Lei Seca...

Motorista bêbado tenta fugir e subornar agente durante blitz da Lei Seca no AM

Durante a Operação Feriado Prolongado, deflagrada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), um condutor sob efeito de álcool tentou fugiu da fiscalização, e subornar um dos agentes. A operação iniciou na noite da quinta-feira (17) e finalizou na madrugada desta terça-feira (22), nas blitze da Lei Seca foram registrados 64 casos de alcoolemia.

Segundo o balanço da operação, as fiscalizações foram executadas em pontos estratégicos da cidade e nas rodovias AM-070 (Manoel Urbano) e AM-450 (Rapidão), e Torquato Tapajós (antigo trecho da AM-010), totalizando 1.321 abordagens e 402 autuações.

O motorista que tentou fugir da fiscalização foi abordado na avenida Sócrates Bomfim, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Ao ser constatado que ele estava sob efeito de álcool, configurando crime de trânsito, o condutor foi conduzido ao 19º DIP pela equipe do Detran Amazonas.

As infrações mais contabilizadas foram conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado (68), dirigir sob a influência de álcool (64), conduzir motocicleta, sem capacete de segurança (44), dirigir sem ter CNH (33) e conduzir motocicleta transportando passageiro sem capacete com 32 autuações.

Conforme o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, o objetivo da ação foi salvar vidas e reduzir os riscos de acidentes.

“O Detran-AM intensificou as fiscalizações neste período de feriado (Semana Santa e Tiradentes), averiguando equipamentos de segurança e estado de conservação dos veículos, reforçando a Lei Seca, voltada, acima de tudo, para preservar as vidas dos condutores e pedestres”, disse Fernandes.

Segundo o coordenador adjunto da Fiscalização do Detran-AM, Therson Lima, todo o efetivo participou dos cinco dias de operações intensificadas.

“Foram mais de 60 agentes de trânsito nas ruas, além de todo o aparato tecnológico que o Detran fornece, onde estivemos presentes também, nas principais entradas e saídas da cidade, com o intuito de preservar vidas também nas estradas”, salientou o coordenador.

A Unidade de Controle Interno (UCI) do Detran Amazonas também se fez presente nas abordagens durante o feriado, instruindo os agentes e ouvindo a população a respeito de melhorias nas fiscalizações.

“A Controladoria Interna trabalha para que a fiscalização seja segura e eficaz para os agentes e para a população, averiguando os procedimentos nas abordagens, verificando as autuações”, disse a controladora interna da instituição, Carolina Carvalho.

Fiscalização no interior

Além da capital, em Parintins, município (distante 369 quilômetros de Manaus), a fiscalização do Detran-AM, na madrugada do domingo de Páscoa (20/04), durante a Operação Parintins Mais Segura, abordou 122 veículos, resultando em 12 remoções e 8 notificações. Além disso, nove condutores testaram positivo para alcoolemia e dois recusaram fazer o teste.

No decorrer da fiscalização, em uma das abordagens realizadas, um menor de 17 anos foi apreendido por dirigir sob efeito de álcool, sem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e portando uma arma falsa, sendo posteriormente encaminhado para a 3ª Delegacia Especializada de Parintins.

Ação integrada foi em conjunto com a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), o 11º Batalhão da Polícia Militar e o Comissariado da Infância e Juventude do município.

 

Artigos Relacionados

LEIA MAIS