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Nova rodoviária de Manaus, no bairro Lago Azul, oferecerá serviços essenciais à população

Para oferecer um serviço com mais qualidade, segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo urbano, interestadual e internacional na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em convênio firmado com o governo do Estado, via Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), está avançando nos trâmites de adequação e adaptação do novo terminal rodoviário 6 (T6).

O novo espaço irá oferecer uma série de serviços essenciais para a população, e será transferido para o bairro Lago Azul, zona Norte da cidade. A mudança da rodoviária é uma iniciativa importante da prefeitura e governo, que visa modernizar o transporte público local e melhorar a qualidade da população que utiliza esses serviços.

Atualmente, a rodoviária de Manaus está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul. A via é um dos principais corredores viários da cidade e faz ligação com as zonas Norte e Sul e, constantemente, o fluxo de ônibus influencia na via, causando transtorno a fluidez em ambos os sentidos. Com mais de 1.400 metros quadrados de área construída e pouco espaço para possível ampliação, o local precisa de uma reestruturação para atender todas as demandas para quem realiza as viagens interestaduais e internacionais.

O novo terminal rodoviário terá uma estrutura de cobertura que irá proteger as áreas essenciais do local, ampla área de embarque/desembarque, serviços públicos, restaurante, praça de alimentação, guichês para venda e compra de passagens, aproximadamente cem vagas de estacionamento (táxi/aplicativos, idosos, deficientes, ônibus), 18 lojas, correios, área administrativa, juizado de menores, depósito, cabine para envio/recebimento de cargas e paraciclos.

A proposta da nova rodoviária prevê 7.780 metros quadrados de área construída, no terreno de 25.000 metros quadrados, com integração de ônibus urbano e rodoviário. O local beneficiará a população com serviços essenciais, resultado de convênio entre prefeitura e Estado. Já existem tratativas para levar órgãos que ofereçam atividades de interesse coletivo dos moradores do entorno. Essa infraestrutura irá melhorar, significativamente, a qualidade de vida dos moradores do bairro que, agora, poderão realizar suas atividades cotidianas com mais facilidade e comodidade.

Além disso, a transferência da rodoviária trará melhorias no transporte público, com linhas mais eficientes e modernas, além de um terminal mais organizado e seguro. Os moradores poderão se deslocar para outras partes da cidade com mais rapidez e conforto, sem precisar enfrentar longas filas ou esperar por horas.

Uma nova adequação da frota será realizada e os serviços serão implantados, diminuindo o número de carros nas vias principais e na região central da cidade, tornando o sistema mais rápido e as viagens ocorrerão em um tempo mais curto. Outro benefício da transferência da rodoviária para o bairro Lago Azul é a revitalização da área, que irá impulsionar o desenvolvimento local e atrair novos investimentos.

Com a chegada de novos serviços e estabelecimentos comerciais, a região tende a se tornar mais valorizada e atraente para os moradores e visitantes. Além da sua localização ser próxima às principais rodovias, ela terá três acessos, que serão pela avenida Governador José Lindoso, avenida Comendador José Cruz e ramal do Acará, com estacionamento para 104 veículos, incluso Pessoa com Deficiência (PcD) e idoso, carga e descarga e táxis, e estacionamento para ônibus de viação e duas guaritas. Contará também com dez baias para ônibus de viação, com área para embarque e desembarque distintos, com acesso exclusivo para passageiros, dando mais segurança aos mesmos e aos funcionários.

Dentro de suas dependências, terá uma plataforma exclusiva para ônibus urbano, dando maior facilidade a locomoção dos passageiros para outros pontos da cidade. Com uma estrutura superior à existente, a nova rodoviária contará com quatro banheiros, sendo dois femininos e dois masculinos com quatro cabines convencionais e uma para deficientes em cada banheiro, dando um total de 20 cabines, dois fraldários, um vestiário masculino e um feminino com dois vasos e dois chuveiros cada um para uso exclusivo de funcionários.

 

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação

 

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