TCE
Paratletas amazonenses que competiram na última etapa do Circuito Brasil Loterias Caixa, do Campeonato Brasileiro de Atletismo, em São Paulo, entre 27 e 29 de setembro, conquistaram três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze. Os atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara) contaram com o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), que reuniu atletas de todo o país.

A medalha de ouro foi conquistada por Gerson Luiz de Oliveira, que disputou provas na classe T44, para atletas com amputação simples (uma perna) e ficou o lugar mais alto do pódio nos 800 metros. Além desse resultado, Gerson também ficou em quarto nos 100 metros rasos.
O atleta falou sobre o resultado expressivo alcançado nessa última etapa do campeonato e explicou que já está pensando no futuro das competições. “Estou muito feliz com os resultados e consegui fazer um ótimo tempo. Ano que vem espero melhorar ainda mais para continuar garantindo bons resultados para o Amazonas”.
Nelson Peres, que disputou provas na classe T11, para pessoas com deficiência visual total (cego), conquistou medalha de bronze nos 800 metros e ficou em 4° lugar nos 400 metros. Nelson também falou sobre o sentimento com o resultado alcançado.
“Nessa competição, eu pude dar o meu melhor e fico feliz por ter alcançado meu objetivo. Agradeço ao professor Sérgio, que fez esse excelente trabalho na nossa preparação para o campeonato”.
Cheine Araújo conquistou a terceira medalha para o Amazonas, ficando com o bronze no arremesso de peso.
 
Josimara Michiles, que competiu nos 800 e 1.5 mil metros rasos na classe T12, para atletas com baixa visão, falou sobre a última etapa da competição em que se manteve entre as dez melhores atletas na sua categoria. “Me mantive entre as dez primeiras do Brasil e isso pra mim é uma superação. Agora é treinar para o regional do ano que vem. Então, irei entrar no período de base para aperfeiçoar o que for preciso”.
O professor e técnico do grupo, Sérgio Nazareno, falou sobre os resultados alcançados e do apoio oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Sejel. “Agradeço o apoio da Sejel que nos ajudou participar da competição, trazendo conquistas para o Amazonas. Foi uma grande competição e esperamos continuar levando nossos atletas para competir pelo Brasil, representando nosso estado”.
A competição – O Circuito Brasil Loterias Caixa foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa, sendo o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. 
A competição que foi composta por quatro fases regionais, duas nacionais e um Campeonato Brasileiro de cada modalidade e buscou desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. 

FOTOS: DIVULGAÇÃO