InícioAMAZONASPassado o Carnaval, que tal pensar em virar dono do próprio negócio?

Passado o Carnaval, que tal pensar em virar dono do próprio negócio?

Passado o Carnaval, que tal pensar em virar dono do próprio negócio?
Com faturamento superior aos R$ 211 bilhões e crescimento de 14,3% em 2022, setor de franquias é uma boa opção para quem deseja se tornar patrão

 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar o desempenho do setor de franquias em 2022. Segundo estudo da entidade, o faturamento do ano foi superior aos R$ 211 bilhões, com crescimento de 14,3% — índice que ultrapassou, inclusive, os 12% projetados pela entidade. Para 2023, as projeções são positivas e devem se manter em uma faixa compreendida entre 9,5% e 12%.
Outra boa notícia é que esse crescimento se estendeu a todos os segmentos do franchising, com destaque para Alimentação — Food Service; Saúde, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação, além de Casa e Construção. E essas notícias positivas podem servir como um fator decisivo tanto para aqueles que desejam se tornar dono de um negócio próprio quanto para quem busca alternativas de diversificação de investimentos.

E o brasileiro, além de sua inerente alegria pode ser considerado um empreendedor por natureza. Prova é que, de acordo com dados do Mapa de Empresas –, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) — foram abertas, em 2022, mais de 3,8 milhões de empresas, registrando um total de quase 20,2 milhões de empreendimentos ativos. Além disso, os números apontam que os setores de prestação de serviços e comércio representam 81,5% das empresas em funcionamento no Brasil.

Confira algumas opções de franquias de segmentos variados para quem se animou e pretende virar patrão antes do fim do ano:
5àsec

Com mais de 525 operações, a 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil e ocupa a 36ª posição entre as 50 maiores redes em número de operações no país. Reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente com diferenciais centrados no atendimento ao cliente e em serviços especializados, como a revitalização das cores das roupas; processo de engomar, que conserva as peças como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. O investimento inicial é a partir de R$ 100 mil e prazo de retorno de 24 a 40 meses.

 

Água Doce Sabores do Brasil

A rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil é conhecida por seu cardápio formado por pratos da culinária brasileira servidos em fartas porções, incluindo aquele que é reconhecido como o melhor escondidinho do país, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Também completam o serviço o variado menu de cachaças e drinques. Com 80 unidades distribuídas em sete estados, além do conceito de restaurante completo, há dois modelos distintos, com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. O investimento inicial é a partir de R$ 305 mil, com prazo de retorno de 24 a 60 meses.

 

Calçados Bibi

A marca pioneira é líder em desenvolver calçados atóxicos, fisiológicos com a tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Referência no mercado infantis, é também a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social. Os produtos estão presentes em mais de 60 países nos cinco continentes e a marca é vendida em mais de 3 mil multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias composta por mais de 150 lojas. O investimento inicial é de R$ 580 mil, com prazo de retorno em 36 meses.
Casa do Construtor

Maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia, a Casa do Construtor é a única franquia com este formato no Brasil. Seu mix de produtos oferece opções para todas as fases de uma obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com investimento inicial de R$ 680 mil e prazo de retorno é de 36 a 48 meses, a empresa já conta com mais de 520 unidades — sendo 4 no Paraguai e uma na capital uruguaia o que a classificou em 35º lugar entre as maiores redes em número de operações.
Divino Fogão

Com a inovadora estratégia de servir o que há de mais saboroso e variado da comida típica de fazenda, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por suas receitas próprias e exclusivas desenvolvidas para atender o gosto e o paladar dos brasileiros. Com investimento inicial a partir de R$ 800 mil e prazo de retorno de 36 meses, a rede é formada por mais de 200 pontos de vendas, que incluem os restaurantes e as dark kitchens.
iGUi

Presente em mais de 50 países, a iGUi é a maior e comercializadora de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo. Com mais de 1,2 mil operações que incluem fábricas, lojas iGUi, Splash e UNLIMITED, a marca conta com um modelo de negócio de loja-conceito destinado ao público de alto e altíssimo padrão e cujo investimento inicial é a partir de R$ 2,1 milhões e prazo de retorno do investimento de até 24 meses.
Instituto Gourmet

Rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, o Instituto Gourmet conta com mais de 140 operações no país e oferecem cursos de curta ou longa duração que unem a praticidade da cozinha à arte de cozinhar, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Destinadas também àqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby, as aulas são de curta ou longa duração e horários flexíveis. O investimento inicial é de R$ 187 mil e prazo de retorno é de 18 meses. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento.

 

Milon

Com 95 lojas físicas em operação, sendo 63 franquias e 32 próprias, a Milon é conhecida roupas que contam com inspiração francesa e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. A rede faz parte do Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses.
Mr. Cheney

Rede de franquias de cookies tipicamente americanos, o Mr. Cheney se tornou reconhecido no mercado por meio de sua receita especial, além do diferencial de ser um produto recém-assado (conceito Fresh Baked), em que as operações oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além dos produtos tradicionais, o Mr. Cheney também oferece outras sobremesas, como cookie ice mountain (com sorvete), brownie, apple clobber (maçãs picadas assadas com cookie e sorvete), entre outras opções, sendo algumas sazonais. A marca conta com mais de 88 unidades em operação, espalhadas em 14 estados brasileiros e possui 3 modelos de negócios: dark kitchen (com foco apenas em delivery e sem salão), quiosque e loja (investimento a partir de R$ 320 mil). Para ser franqueado é necessário investimento a partir de R$ 80 mil (dark kitchen) e investimento inicial de R$ 250 mil (quiosque), 80 mil (dark kitchen) e prazo de retorno 14 meses.
Oral Sin

Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do País com mais de 500 unidades em operação, com quatro tipos de modelos de negócios, distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, a Oral Sin foi eleita pela ABF umas das 50 maiores franquias do Brasil, apresentando um crescimento acima da média nacional, com uma expansão de 24,5% no número de suas operações e um crescimento de 36% na sua receita de 2022 em comparação com o ano anterior, com um faturamento total de mais de R$ 1 bilhão. Investimento a partir de R$ 452 mil e prazo de retorno do investimento de 18 a 36 meses
Peça Rara Brechó

A franquia Peça Rara nasceu para unir o conceito de responsabilidade social e economia circular (second hand). Líder no segmento, a marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Tem como sócios a empresária Bruna Vasconi, a atriz Debora Secco e o “Shark Tank”, José Carlos Semenzato. Atualmente são 50 lojas espalhadas pelo país e a rede mantém um planejamento estruturado de expansão que visa dobrar o número de lojas até o final de 2023. O investimento inicial é de R$ 413 mil e prazo de retorno entre 18 e 24 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 190 mil.
TRATABEM

Marca da Rede iGUi pioneira na especialização em limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas e na formação de profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água. O investimento é de R$ 68 mil, com prazo de retorno de 12 a 18 meses.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS