No período dos primeiros 100 dias de 2023, a Policlínica Codajás, unidade de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou diversas iniciativas que impulsionaram significativamente o serviço público de saúde, com um aumento expressivo de 17 mil atendimentos em comparação ao ano anterior. Enquanto em 2022 foram realizados 118.938 mil procedimentos em 100 dias, em 2023, já foram atendidas 136.035 pessoas e procedimentos.
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, enfatiza que os números positivos são resultados de ações e projetos que buscam sempre proporcionar o melhor atendimento e uma maior qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossos servidores também receberam um ambiente mais humanizado para executar com excelência seus trabalhos. Esta é a marca que a saúde e o Governo do Estado do Amazonas querem para todos, um SUS de qualidade, sempre planejando, ouvindo as necessidades da população, dos servidores, organizando e executando semanalmente as ações que melhoram a vida das pessoas”, finalizou.
Dentre as principais ações do início deste ano, destaca-se o ambulatório de Egressos do programa Pé Diabético, uma parceria do Governo do Amazonas, SES-AM e da Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam), que recebeu cerca de 100 usuários diabéticos das cinco policlínicas do estado para acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que continuou oferecendo consultas médicas.
*Intensificações*
Foi realizado um dia intensivo de consultas, no mês de fevereiro, para mais de 10 especialidades, com o objetivo de acelerar a fila do Sistema de Regulação (Sisreg). A intensificação fez parte do plano do governo de 100 dias, e teve o intuito de alcançar todas as zonas de Manaus durante as semanas que ocorreram. Aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas com exames, consultas e vacinas.
No mês de março, além de todos os atendimentos de rotina nos 12 setores da unidade com mais de 30 especialidades e exames médicos, foi o mês dedicado a campanha de saúde da mulher com o Março Lilás e Março Amarelo, para mulheres cis, servidoras e LGBT com útero.
Com o saldo positivo de dois mil atendimentos, entre as ações, durante todo mês foram oferecidos exames preventivos, exame de HPV, mamografia, ultrassonografia, consultas ginecológicas, dia de beleza, massagem relaxante, palestras, panfletagens e entre outras ações.
*Inaugurações e entregas*
A unidade inaugurou um novo setor de dispensação do Programa de Atenção à Pessoa com Estomia, no Centro Especializado em Reabilitação do Amazonas (CER IV). Com a nova estrutura, os pacientes passam a ter acesso a um ambiente exclusivo e mais adequado para retirada de bolsas e outros materiais indispensáveis ao cuidado com a estomia, substituindo a sala improvisada anteriormente utilizada no auditório Raimunda Souza Mendes.
Foram entregues cerca de 600 equipamentos para Pessoas com Deficiência (PCDs) cadastradas no CER IV da Policlínica Codajás. O investimento foi de R$ 1 milhão, proveniente dos recursos federais da portaria n° 778, de 2003, do Programa Viver Sem Limites.
A distribuição de equipamentos beneficia usuários de todas as zonas de Manaus, além de municípios do interior do estado, como Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Coari, Iranduba, Codajás, entre outros. Com idades variando de 15 a 90 anos, a ação visa proporcionar mais qualidade de vida e autonomia para as pessoas com deficiência da região.
*Foto* Islânia Lima/Policlínica Codajás