O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), morreu na madrugada desta quarta-feira (13), aos 71 anos, após um longo período de internação por causa de complicações da Covid-19. A informação sobre a morte foi confirmada na página oficial do político em uma rede social.
Maguito estava internado desde o dia 19 de setembro de 2020. Ele ainda chegou a ser empossado como prefeito reeleito dentro do hospital, mas estava licenciado do cargo desde a posse. Quem está no comando da capital goiana é o vice-prefeito eleito, Rogério Cruz (Republicanos), e assumirá a prefeitura com a morte de Maguito.
Maguito Vilela passou a maior parte dos últimos meses sedado, incluindo quando avançou ao segundo turno e foi escolhido para comandar a cidade na votação contra Vanderlan Cardoso (PSD), quando obteve 277.497 votos (52,6%).
No comunicado oficial, a A família disse que estã providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e que Maguito Vilela deverá ser sepultado em sua terra natal, o município de Jataí.
Carreira política
Maguito Vilela teve uma longa trajetória na política goiana. Em 45 anos de vida pública, mudou de partido apenas na transição para a democracia, quando trocou a Arena pelo MDB. Além de prefeito eleito, foi vereador, deputado estadual e federal e vice-governador.
Ele também ocupou a cadeira de governador de Goiás entre 1995 e 1998 e logo depois foi eleito para o senado federal, de 1999 a 2007.
Antes de ser eleito em Goiânia, Maguito foi prefeito de Aparecida de Goiânia, na região Metropolitana da capital, entre 2009 e 2016.
Foto: Divulgação