Gestores, professores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta sexta-feira, 19/2, do 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização 2021, com o tema “Alfabetização de Forma Remota: habilidades de leitura e escrita”, com transmissão pelo YouTube.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e atendeu 314 unidades de ensino com aproximadamente 328 pedagogos e 2.141 professores, com impacto pedagógico que vai beneficiar cerca de 72.57 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A meta é criar oportunidades para o diálogo e troca de experiências sobre alfabetização, com vistas à realidade vivenciada e necessidades dos educadores da rede municipal de educação de Manaus.
O diretor do Dege da Semed, Evaldo Bezerra Pereira, afirmou que o evento visa orientar educadores que vão trabalhar durante o ano letivo a enfrentar mais uma vez o desafio do ensino remoto.
“Diante da atual realidade, seguimos uma orientação do prefeito David Almeida de dar aos profissionais da educação subsídios para enfrentar esse novo desafio, que é alfabetizar de forma remota. Planejamos então esse encontro, e aqui os participantes obtiveram informações de especialistas na área do ensino remoto, que nos ajudaram no conhecimento de várias metodologias tecnológicas que irão colaborar nesse novo processo de ensino e aprendizagem”, explicou.
O palestrante do encontro, Renan de Almeida Sargiani, pós-doutorado em Educação na Harvard Graduate School Of Education, pós-doutorado em psicologia e doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USp), atualmente é professor na Universidade Cruzeiro do Sul e explicou a importância de sua palestra aos educadores do município de Manaus.
O evento foi muito importante, pois ofereceu aos professores da rede manauara oportunidades de refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, buscando demonstrar como as práticas que muitas vezes eles já realizam cotidianamente podem ser repensadas com base em evidências para serem ainda mais efetivas e, assim, garantir a aprendizagem de todas as crianças, respeitando as suas particularidades e diferenças individuais”, comentou.
A professora Isaura Santos da Silva, da escola municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, que trabalha com alunos do 3º ano do ensino fundamental, participou do encontro e contou sua experiência na escola. Ela usou vídeos e mostrou o trabalho pedagógico com as crianças.
“Iniciar o ano letivo abordando essa temática dos seis pilares para Alfabetização da Política Nacional da Alfabetização, o PNA, é de considerável importância. Nós, professores, ainda vemos a PNA como algo novo, a que precisamos nos adaptar. Esse encontro vai nos fazer refletir que os seis pilares propõem como habilidades a serem desenvolvidas ou alcançadas”, finalizou.
No total, serão quatro encontros pedagógicos de alfabetização durante o ano letivo com os educadores. O próximo está marcado para o dia 21 de março. O terceiro, dia 13 de agosto; e o último, dia 2 de outubro.
Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed
Fotos – Divulgação / Semed