O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), usou a tribuna da Casa nesta quarta-feira (11/12), para comemorar e parabenizar o êxito dos estudantes do Amazonas que preencheram 97,86% das vagas disponibilizadas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no vestibular recém-realizado.
Em maio deste ano, a Aleam aprovou a Lei nº 6.898/2024, que regula as vagas oferecidas em concursos de vestibulares da UEA, com 50% das vagas destinadas a alunos do Estado do Amazonas e as outras 50% das vagas para ampla concorrência.
“Fiquei muito feliz em ver o resultado. Foi um avanço que contou com a atuação desta Casa. Estávamos muito preocupados que os demais estados ficassem em disparidade com os alunos do Amazonas mas, felizmente, o resultado foi esse. Com quase 98% de estudantes amazonenses sendo aprovados no vestibular da UEA. A Assembleia Legislativa fez o seu papel e, com certeza, vamos ter muitos doutores amazônidas formados pela UEA”, comemorou.
“A UEA foi fundada aqui para dar oportunidades aos alunos de baixa renda, para dar oportunidades aos amazonenses. Parabenizo a todos os estudantes aprovados, torço para que concluam seus cursos e para que, num futuro próximo, contribuam com o desenvolvimento do nosso Estado”, completou.
Conforme a UEA, dos aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas, 97,86% são do próprio Estado, sendo que pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS), o índice de aprovação é de 94,89%.
Do total de vagas, 1.641 são do vestibular, das quais foram ofertadas 183 para alunos indígenas, 26 candidatos declarados pretos e 342 vagas para pessoas com deficiência. Para o SIS, foram disponibilizadas 2.313, sendo 200 vagas para alunos indígenas, 152 para pretos e 434 vagas para pessoas com deficiência.
Parintins
O deputado presidente destacou, ainda, o feito dos estudantes de Parintins, que teve 208 alunos do município aprovados nos cursos ofertados pela UEA.
Foram 63 alunos, sendo cinco da mesma turma, da Escola Estadual Senador João Bosco aprovados para o curso de Medicina da UEA e 54 alunos do Colégio Batista de Parintins aprovados para cursos diversos.
“Parabenizo todos os alunos e também os gestores das escolas Senador João Bosco e Colégio Batista, além dos professores, corpo docente e familiares dos alunos pelo número expressivo de aprovação no vestibular”, finalizou.
Fonte: Ascom/Roberto Cidade
Foto: Rodrigo Brelaz