InícioAMAZONASPrograma Agro Amazonas vai diversificar matriz econômica do estado

Programa Agro Amazonas vai diversificar matriz econômica do estado

Manaus/AM – O governador Wilson Lima e o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni entregaram, nesta segunda-feira (14), 16 caminhões baú que vão beneficiar 300 agricultores familiares de 16 municípios. A solenidade foi realizada no Podium da Arena da Amazônia, onde o governador também lançou o programa Agro Amazonas, com o objetivo de diversificar a matriz econômica do estado através do incentivo ao setor primário.

“Isso vai ser importante para seguirmos nessa construção de recuperação das atividades econômicas, levando em consideração o planejamento que o Amazonas tem feito para que o setor primário seja cada vez mais pujante”, enfatizou o governador.

Os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, com investimentos de R$ 2.432.00,00, e vão ajudar no escoamento da produção dos agricultores.

Os caminhões serão entregues aos escritórios locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de 16 municípios, que atenderão os produtores e as centrais de abastecimento.

Neste biênio (2020/2021), o Ministério da Cidadania dobrou os repasses do PAA ao Amazonas em relação ao biênio anterior, chegando a R$ 13,4 milhões para aquisição de 5,6 mil toneladas de produtos da agricultura familiar.

Os alimentos alcançam 162 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas por 147 entidades socioassistenciais do estado, contribuindo para segurança alimentar e nutricional de milhares de pessoas.

“Esses caminhões se somam a outros 16 caminhões que já chegaram, mais quatro caminhonetes, então é uma estrutura que foi trazida até o Amazonas pelo Governo Federal e o governador e sua equipe têm tido um empenho extraordinário para que a agricultura familiar possa receber atenção, nesse período de pandemia”, destacou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

O programa reúne uma série de ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor primário, com destaque para regularização fundiária e ambiental, crédito rural, assistência técnica e capacitação de produtores rurais, além de apoio à comercialização e investimentos em infraestrutura, como a recuperação de ramais e vicinais.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS