Objetivando o fortalecimento do empreendedorismo e, alimentar o conhecimento de mulheres indígenas, o projeto “Mães em Foco” foi realizado na manhã deste sábado (27/05), na Comunidade “Dessa” ou Tupé. Localidade liderada por mulheres indígenas, conhecidas como ‘cacicas’ e na língua indígena Mirio (Miriam) e Umussy (Gisele), e fincada em uma área de preservação ambiental, no distrito de Paricatuba, Iranduba (distante 47,4 quilômetros da capital) e é formada por quatro comunidades.
Clarisse Castro, que mora na comunidade há mais de 20 anos, foi uma das participantes e conta que essas iniciativas são de extrema importância para a comunidade. “Precisamos de mais ações como esta, coordenadas por pessoas como a Dayan, que fazem com o coração, com muito amor e carinho”, ressalta a moradora.
Já para a comunitária Dineia Reis, comemora a importância da ação. “ Essas atividades deveriam ser rotina na vida das pessoas. Sentimos essa ausência do poder público, ao mesmo tempo que agradecemos pela contribuição que foi dada através de atitudes que nos beneficiam como cidadãs”.
*As atividades*
Todas as palestras foram ministradas por profissionais-voluntários da área de inovação e tecnologia, designer de semijoias como Rita Prossi, da Rita Prossi Biojoias; Patrícia Torres, da Lalu Cakes; Nay, da Taboa Peixaria e das marcas Vaca Lambeu e Gusta +.
As crianças foram agraciadas com a participação do maskote da marca vaca lambeu que agitou as atividades lúdicas que contou com várias brincadeiras e a distribuição de brindes.