Foto: Fabio Romão

A deputada estadual Joana Darc (PL), esteve presente na manhã de hoje (06), na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada no bairro Parque Dez de Novembro, onde ocorreu o evento de entrega de quase 4 toneladas de ração para protetores e cuidadores de animais que atuam em diversos municípios do Amazonas. A ação faz parte do Programa Estadual do Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e é executada com apoio da FAS, por meio de emenda parlamentar de autoria da deputada Joana.

É a primeira vez que verbas impositivas são usadas para auxiliar cuidadores de animais no Amazonas. Ao todo, 64 protetores de diversos municípios receberão a doação, que vai fazer a diferença na vida de aproximadamente 2000 animais.

Joana Darc acompanhou a entrega e destacou a importância da iniciativa para a saúde pública. “Não se trata apenas de alimentar um animal de rua, mas de evitar que esses gatos e cachorros fiquem espalhando lixo em busca de comida, o que pode ser prejudicial tanto para a saúde dos animais como para os humanos”, disse.

Para a protetora Cacilda Almeida, que dá abrigo para 48 gatos e 27 cães, a doação vai fazer toda a diferença na vida de seus animais “É uma ajuda imensa, hoje nós podemos ver que tem alguém se importando com a gente”, declarou.

Nesta primeira edição do projeto serão entregues 177 sacas de 15kg de ração para cachorro e 150 sacas de 7,5kg de ração para gato. Totalizando 3,780 toneladas de alimentos.

O Titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, também esteve presente no evento e parabenizou a deputada pelo empenho. “A ideia é que a gente possa cada vez mais trabalhar de forma integrada, mobilizando essa rede fantástica de cuidadores e ajudando a ter um meio ambiente mais saudável e agradável para todos”, disse.

Novo Edital

Durante o evento a parlamentar ainda destacou que a nova edição do edital de ração já está aberta e quem ainda não foi contemplado terá uma nova oportunidade. ”Nós vamos ter o 2° edital de ração. Esse projeto é de uma emenda parlamentar minha, recursos que eu destinei pra gente fazer esse projeto. Os interessados precisam fazer uma inscrição e comprovar que cuida bem dos animais e quantos animais a pessoa tem, é um pouquinho burocrático mas é necessário.”,_ informou.

As inscrições para a segunda edição do processo seletivo para a doação de ração a protetores e cuidadores de cães e gatos já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, através do link: abre.ai/editalracao2. Os participantes que foram aprovados no primeiro processo seletivo estão automaticamente inscritos neste novo edital.
O edital integra as atividades de implementação do Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, que visa facilitar o atendimento e o acesso à serviços oferecidos pelo poder público. Os recursos para a execução da atividade são provenientes da Emenda Parlamentar Nº 041/2020, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL).

Castramóveis

Em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e com a Secretaria do Meio Ambiente, a deputada estadual também investiu recursos para a compra de 3 unidades móveis de castração. Os castramóveis irão realizar o procedimento de esterilização em animais de maneira gratuita e dessa forma colaborar com a diminuição da imensa quantidade de bichos que vivem pelas ruas expostos à violência e sujeitos à zoonoses.

A primeira Unidade já se encontra na sede da FAS e em breve estará atendendo as famílias de baixa renda que não possuem condições financeiras de custear uma castração. A parlamentar aproveitou o evento para fazer uma vistoria no ‘castramóvel’ e comemorou as conquistas para a causa animal. “É uma promessa nossa que surgiu de um sonho e agora está se tornando realidade, esses 3 castramóveis vão fazer castração em todo o Estado do Amazonas e o edital de ração proporciona que a gente possa ajudar os protetores nesse momento de pandemia para que os animais não passem fome”, declarou Joana.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dep. Joana D’arc

Foto: Fabio Romão