Lideranças femininas do Amazonas marcaram presença no Women Entrepreneur Forum – WeForum 2025, considerado o maior encontro global voltado ao empreendedorismo feminino . O evento foi realizado entre os dias 26 e 27 de março, em Belo Horizonte (MG), reunindo empresárias, especialistas, autoridades e representantes de organizações nacionais e internacionais ligadas à promoção de negócios liderados por mulheres.


Representando o Amazonas, participaram da Conselheira Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC-AM), Leonarda Safira Gaspar Pinheiro , e a Consultora Técnica Associativista, Lívia da Silva Cristo . A presença das representantes reforça o compromisso do conselho em ampliar redes estratégicas e fortalecer o protagonismo feminino na região Norte.
Durante os dois dias de evento, o WeForum promove painéis temáticos, sessões técnicas e rodadas de negócios focados em setores como alimentos, moda, cosméticos e indústria farmacêutica. Também foram debatidos temas como inovação, políticas públicas, saúde, tecnologia, sustentabilidade e cultura. A programação foi encerrada, no dia 28 de março, com uma visita ao Instituto Inhotim, no município de Brumadinho, integrando o eixo “Cultura” do CMEC.
A Conselheira Estadual do CMEC-AM, Leonarda Safira Gaspar, ressaltou sobre a importância da participação representativa do Amazonas no evento. “A participação do CMEC-AM no WeForum 2025 é altamente relevante para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado. Ao integrar um evento internacional que conecta lideranças de diversos países e promove oportunidades concretas de negócios, inovação e inclusão produtiva”.
A participação direta da consultora Leonarda Safira Gaspar e da consultora técnica Lívia da Silva Cristo reflete o compromisso do órgão auxiliar em representar com excelência as mulheres empreendedoras do estado do Amazonas, promovendo conexões, ampliando visibilidade e consolidando a presença da entidade em agendas de impacto e articulações internacionais.
Um dos destaques do encontro foi a participação da presidente nacional do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait , que reforçou o papel do Brasil no cenário do empreendedorismo feminino global, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e valorização das lideranças femininas. Ana Cláudia também participou de reuniões com representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Sebrae, FIEMG e da Aliança BRICS.
A Aliança BRICS , que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã — e está em expansão com a entrada da Indonésia —, vem fortalecendo frentes de trabalho voltadas à saúde, economia inclusiva, indústrias criativas, turismo, segurança alimentar e desenvolvimento inovador. A articulação internacional evidencia a crescente inserção do empreendedorismo feminino brasileiro em espaços de destaque global.
Além da agenda técnica, o evento também conta com momentos de integração entre lideranças, como o jantar institucional realizado no dia 26 e a confraternização com representantes da Federaminas Mulher , no dia 27.
Com atuação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, o CMEC-AMAZONAS busca promover oportunidades de geração de renda, inclusão produtiva e acesso ao mercado de trabalho para mulheres empreendedoras. A entidade também atua em articulações de políticas públicas e no incentivo à participação ativa de mulheres em setores estratégicos da economia.