Quarta edição do Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac) foi encerrada na sexta-feira (6/12)
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto divulgou, na sexta-feira (6/12), o resultado final do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac) das escolas públicas da capital, em evento que teve transmissão ao vivo para o interior do Estado – por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). A premiação ocorreu no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus.
Promovido pela Secretaria desde 2016, o Cebac tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de experimentos de baixo custo de Ciências da Natureza, utilizando materiais alternativos e despertando, assim, o interesse científico e a criatividade dos estudantes da rede pública do Amazonas. Em 2019, o circuito contou com mais de 230 projetos inscritos nas etapas distritais.
De acordo com o coordenador do circuito, professor Mailson Rafael, o resultado desse ano demonstrou que os alunos estão, cada vez mais, evoluindo nos experimentos, com trabalhos mais aprimorados e os estudantes explicando a fundamentação científica com domínio.
“Isso nos dá a certeza de que o letramento científico e o ensino de Ciências pode avançar muito e melhorar a qualidade da educação de nossas escolas. O Circuito de Experimentos é nossa vitrine para mostrar quão brilhante é o trabalho dos nossos professores de Ciências da Natureza das nossas escolas”, afirmou.
Os estudantes Felipe Silva e Stéfany Santos, ambos de 18 anos, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, apresentaram o experimento “Colorindo as flores” e afirmaram que aprenderam muito com o projeto. “Conseguimos perceber o quanto é importante cuidar do meio ambiente”, afirmou Felipe.
Da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, o aluno Gabriel Bento da Silva, 18, apresentou o experimento “Helicóptero caseiro”, no qual buscou mostrar a importância da eletricidade no dia a dia. “Usando protótipos de helicóptero, eu mostrei, na prática, como funcionam os componentes elétricos”, disse Gabriel.
Sobre o Cebac – Lançado em 2016, o Circuito incentiva o desenvolvimento de experimentos de baixo custo de Ciências da Natureza, utilizando materiais alternativos e despertando o interesse científico e a criatividade dos estudantes. A disputa estimula cada professor a apresentar experimentos aos estudantes, oriente e acompanhar a sua realização, tornando as aulas mais atraentes. Neste ano, o Circuito teve como tema “Experimentando Ciência”.
Confira abaixo o resultado final do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac)
Categoria 1 – Educação Inclusiva
Primeiro lugar:
EETI Maria do Céu Vaz D’Oliveira, “Medindo a energia dos alimentos”
Segundo lugar:
EETI Djalma Batista, “Holograma 3D caseiro”
Terceiro lugar:
Colégio Amazonense Dom Pedro II, “Cascata de fumaça”
Categoria 2 – 4º ao 5º ano Fundamental
Primeiro lugar:
Escola Estadual Bom Pastor, “A imagem invertida”
Segundo lugar:
Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, “Moedas equilibristas”
Terceiro lugar:
Escola Estadual Elira Pinheiro, “Extraindo ferro de cereais matinais”
Categoria 3 – 6º ao 7º ano Fundamental
Primeiro lugar:
Escola Estadual Maria de Lourdes R. Arruda, “Copo satélite”
Segundo lugar:
Escola Estadual Tiradentes, “Submarino de garrafa pet”
Terceiro lugar:
Ceti Garcitylzo do Lago e Silva, “Boia ou não boia? Propriedade da matéria, massa, volume e densidade”
Categoria 4 – 8º ao 9º ano Fundamental
Primeiro lugar:
Escola Estadual Ana Lúcia de Moraes, “Convecção térmica”
Segundo lugar:
Escola Estadual Leopoldo Péres, “Bioplástico de amido”
Terceiro lugar
Ceti Elisa Bessa Freire, “Pressão esmagadora”
FOTOS: Divulgação