Como os ipês, setembro é amarelo. E, desde 2014, o mês é dedicado à prevenção ao suicídio. No período que marca a conscientização sobre o tema e sobre a a valorização da vida, o Viva Maria conversou com a psicóloga Lydia Rebouças, vice-reitora da Universidade da Paz, em Brasília, que falou sem preconceito sobre os assuntos.
“A pessoa que pensa em suicídio está vivendo um momento absurdo, de desesperança, de tristeza, de dor e está se reduzindo a esse momento. É muito importante ela cultivar uma visão mais aberta a respeito dela própria e se perguntar quais as mudanças que ela está desejando”, comentou a especialista.
Sobre o aumento no número de casos no Brasil, principalmente entre os jovens, a psicóloga destacou a importância de ter alguém com quem falar e de iniciativas como o Centro de Valorização da Vida, o CVV.
“Agora, existe o Centro de Valorização da Vida, o famoso CVV, com o apoio do Conselho Federal de Medicina e também da Associação Brasileira de Psiquiatria, atende a população, para as pessoas que estão no limite das dificuldades e do desalento”.
Fonte: Radio Agencia
Foto: Tania Rego