O programa Trata Bem Manaus está avançando com obras em diversos pontos da capital amazonense. Uma das áreas que recebe o serviço de implantação de redes de esgoto é o bairro da Ponta Negra, na zona Oeste da cidade. No local, as equipes da Águas de Manaus realizam a instalação de 2,2 mil metros de rede. Além disso, a região terá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria, com previsão de entrega para o primeiro semestre.
Atualmente, as frentes de obra de implantação de rede estão concentradas na Alameda Egito. O serviço é realizado no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com bloqueio parcial da via pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Além da obra, a Águas de Manaus conta com times de conscientização, que seguem de porta em porta para explicar os benefícios da conexão à rede.
*ETE em construção*
A implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Ponta Negra envolve ainda a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que receberá todo o esgoto coletado na região.
A obra já está em execução, com previsão de entrega da primeira etapa para o primeiro semestre deste ano. A primeira etapa da obra terá capacidade para tratar 1,7 milhões de litros de esgoto, por dia. O complexo compreende a estação de tratamento, além da implantação de mais de dois mil metros de rede coletora e duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs).
“Estamos com frentes de obra em vários pontos da cidade. O Trata Bem Manaus é um conjunto de melhorias que representa uma cidade com mais saúde, mais atrativa para o turismo e maior valorização imobiliária. A preservação do meio ambiente é um dos pilares deste programa: com o tratamento e a destinação correta do esgoto, igarapés limpos serão uma realidade”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Além da Ponta Negra, outras áreas como Cidade Nova, Centro, Cachoeirinha, Praça 14 de Janeiro, Nossa Senhora das Graças, Adrianópolis, Dom Pedro e Parque 10 de Novembro também recebem serviços de implantação de rede coletora de esgoto.